Acusado de crime em 1987 vai a júri nesta segunda

13/ago/2010

A juíza da 14° Vara Criminal, Zilmene Gomide da Silva Manzolli, encaminhará nesta segunda-feira (16), ás 14h30, José Valteir de Lima, acusado de homicídio cometido em 1987 contra José de Jesus da Silva e tentativa de homicídio contra o irmão deste, Melchior da Silva.

Segundo dados do Ministério Público (MP), a vítima fatal devia uma quantia em dinheiro ao réu que insistia para receber a dívida embora o prazo ainda não houvesse vencido. No dia do crime, o acusado se dirigiu embriagado ao trabalho das vítimas, conversou com José de Jesus e pediu para Melchior conduzi-lo até sua residência.

Sem suspeitar do plano criminoso de José Valdevir, as vítimas o levaram de carro até sua casa, onde o réu sacou uma arma e sem possibilitar defesa a José de Jesus, desferiu um tiro no tórax, prostrando-o no chão.

A outra vítima, Melchior, saiu em socorro do irmão e também foi baleado. Sem munição, Lima saiu do local do crime deixando José de Jesus sem vida e seu irmão Melchior em estado grave. Segundo o MP, a segunda vítima só não foi morta, pelo esgotamento da munição e o pronto atendimento médico.

A denuncia do crime e o decreto de prisão preventiva foram recebidos ainda em no ano de 1987, porém o denunciado estava foragido.

Texto: Maria Amélia Saad