Vítor Lenza inaugura novo fórum de Itaguaru nesta sexta-feira

15/fev/2012

Texto:Lílian de França

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Vítor Barboza Lenza, entregará nesta sexta-feira (17) aos moradores de Itaguaru o novo frórum da comarca, localizado na Rodovia GO-154, quilômetro 41, perímetro urbano. A solenidade, que será realizada às 10 horas, será acompanhada pelo  juiz Eduardo Tavares dos Reis, diretor do Foro local, e pelo prefeito da cidade, Antônio Leonel Filho. Também marcarão presença autoridades e juízes da região, diretores de área do TJGO e servidores da comarca, entre outros.

A obra, a 23ª da administração Vítor Lenza, custou ao Judiciário estadual o valor total de R$ 1.804.210,89, incluindo equipamentos de informática, mobiliário e central telefônica. Seguindo modelo padrão de uma vara simples, o novo fórum tem 642 metros quadrados de área construída e foi edificado em um  terreno doado pelo Executivo de Itaguaru. O empreendimento, que ficou a cargo da Construtora Vila Rica Engenharia Ltda., levou 387 dias para ficar pronto.

Criação da comarca

Criada pela Lei nº 3.648, de 23 de outubro de 1961, a comarca de Itaguaru foi instalada em 22 de agosto de 1962, pelo juiz Goias do Couto. Também passaram pela comarca os seguintes juízes: Byron Seabra Guimarães, Pedro Soares Correia, Huygens Bandeira de Melo (desembargadores), Jorge Bedrara Daher, José Bráulio Florentino, Domingos Gomes de Almeida, Antonélio Borges dos Santos, Urgélio Teixeira, Antônio Fernandes da Costa, Zilnerame de Oliveira Barbosa, Luiza Fortunato Ricardo, Érico Antônio de Azevedo, Maria Fortunato Ricardo de Melo, José Sebastião de Abreu Filho, Valda Abadia Fleury, Luiz Antônio Alves Bezerra, Alderico Rocha Santos, Célio Vieira da Silva, Sirlei Martins da Costa, Éder Jorge, Luiz Antônio Afonso Júnior e Lourival Machado da Costa. A comarca tem 1.427 processos em tramitação.

O município de Itaguaru, que faz parte da região centro-goiano, está localizado a 115 quilômetros de Goiânia e destaca-se pela produção de milho, soja, arroz e leite, além da criação de gado de corte, que é a base da sua economia. Também são famosas em ãmbito regional as  indústrias de calçados, confecções, móveis e laticínios.

A Folia de Santos Reis, comemorada no período de dezembro a janeiro, e a Festa de São Sebastião, em julho, são, ao lado do aniversário da cidade, as principais datas festejadas pelo município, que realiza, ainda, a tradicional Festa do Peão, nos meses de agosto e setembro. Itaguaru tem 5.437 habitantes, três estabelecimentos de serviço de saúde, oito escolas e uma instituição financeira. O nome Itaguaru homenageia os municípios vizinhos de Itaberaí, Jaraguá e Uruana.