PROVIMENTO nº 002 /2005

 

                         Altera a redação do art. 496 d,                          da Consolidação dos Atos                          Normativos da Corregedoria                          Geral da Justiça.

 

 

                        ODesembargador PAULO MARIA TELES ANTUNES,Corregedor-Geral da Justiça do Estado de Goiás, no uso de suas atribuições legais e regimentais, e

                        CONSIDERANDO que se orienta a jurisprudência pátria no sentido de que, no processo de arrolamento, não serão conhecidas ou apreciadas questões relativas ao lançamento, ao pagamento ou à quitação de taxas judiciárias e de tributos incidentes sobre a transmissão de propriedade dos bens do espólio, remetendo-se a Fazenda Pública, na forma do Código de Processo Civil, art. 1.034, § 2º, à via administrativa, para satisfação de eventuais créditos (Revista dos Tribunais, 740/397; Revista Forenses, 286/275);

                        CONSIDERANDO que, na esteira dessa inteligência, o Tribunal de Justiça do Estado, ao decidir o Mandado de Segurança nº 7801-0/101, assim se manifestou:

                         EMENTA:" I - no processo de                          arrolamento não se conhece, tão                          pouco se aprecia, questões                          sobre lançamentos de tributos                          incidentes sobre a transmissão                          de bens deixados pelo espólio,                          não cabendo, pois, à Fazenda                          Pública discutir o valor a eles                          atribuído. II - Segurança                          concedida. Origem: TJGO -                          Terceira Câmara Cível; Fonte DJ                          12810, de 25/05/1998. Livro:                          625. Acórdão: 17/03/1998;                          Relator: Des. Charife Oscar                          Abrão; REcurso: Mandado de                          Segurança - 7.801-0/101;                          Comarca:Goiânia".

 

                        R E S O L V E:

                        Art. 1º : O art. 496 d, da Consolidação dos Atos Normativos da Corregedoria-Geral da Justiça, passa a vigorar com a seguinte redação:

                        "Art. 496 d - no processo de                         arrolamento, ao Juiz de Direito                         é defeso conhecer ou apreciar                         questões relativas ao                         lançamento, ao pagamento ou à                         quitação de taxas judiciárias e                         de tributos incidentes sobre a                         transmissão da propriedade dos                         bens do espólio, devendo remeter                         a Fazenda Pública, na forma do                         Código de Processo Civil, art.                         1.304, § 2º, à via                         administrativa, para satisfação                         de eventuais créditos".

 

                        Art. 2º : Este Provimento entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

                        Publique-se. Registre-se. Cumpra-se.

                        GABINETE DO CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS, em Goiânia, 19 de abril de 2005.

 

 

Desembargador PAULO TELES

CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA