Em fevereiro de 2015, foi disponibilizado o Sistema de Diagnóstico Organizacional - Análise SWOT, oportunizando a participação do público interno e externo. O objetivo desse diagnóstico é identificar as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças, considerando os macrodesafios propostos pela Rede de Governança Colaborativa e aprovados no VII Encontro Nacional do Judiciário, realizado em novembro de 2013.

A seguir, apresenta-se os apontamentos sugeridos na elaboração da proposta de Planejamento Estratégico 2015-2020 e o vínculo com as iniciativas estratégicas/ações que estão sendo realizadas em prol de minimizar ou eliminar as fraquezas que foram apontadas. As sugestões estão separadas pelos Macrodesafios.

  • Garantia dos direitos de cidadania

    Apontamentos Objetivo Estratégico Meta Iniciativa Estratégica / Ação Situação atual
    Ausência de políticas de conscientização de uso dos insumos e de redução de custos 02 02 Plano de Logística Sustentável Em execução
    Falta de campanhas para redução de desperdícios (água, energia, papel...) 02 02 Plano de Logística Sustentável Em execução
    Falta um projeto voltado para a reciclagem de papel nas comarcas, verifico que os envelopes não sao reutilizados bem como muitas folhas A4 são desperdiçadas 02 02 Plano de Logística Sustentável Em execução
    Falta controle de gastos relacionados com Impressão e cópias 02 02 Plano de Logística Sustentável Em execução
    Falta de projetos ou programas de parceria em todas as Comarcas para descarte seletivo dos materiais utilizados, a coleta e a reciclagem, inclusive destinação de equipamentos e móveis que não se encontram em condições de utilização pelo judiciário ou são inservíveis 02 02

    Descarte de bens inservíveis Destinação dos resíduos sólidos

    Em execução À iniciar
    Deficiência na gestão documental 02 02 Modernização dos Arquivos Judiciais Em execução
    Falta de organização do arquivo do 1º Grau utilizando a tabela de temporalidade. 02 02 Modernização dos Arquivos Judiciais Em execução

  • Combate a corrupção e à improbidade administrativa

    Apontamentos Objetivo Estratégico Meta Iniciativa Estratégica / Ação Situação atual
    Falta executar os recursos financeiros previamente reservados 04 04 Processo Eletrônico de Compra Concluído
    Dificuldades de gerenciar os contratos, convênios e parcerias no TJGO 04 04 Gestão de Contratos Em execução
    Atuação de Controle Interno de forma mais Consultiva/Colaborativa 04 04 Plano de Atuação do Controle Interno Em execução
    Falta de procedimento operacional padrão para os processos de aquisições e contratações de serviço para o Poder Judiciário 04 04 Processo Eletrônico de Compra Concluído

  • Celeridade e produtividade na prestação jurisdicional

    Apontamentos Objetivo Estratégico Meta Iniciativa Estratégica / Ação Situação atual
    Melhora na estrutura dos sistemas informatizados do Poder Judiciário tanto no âmbito administrativo quanto judicial 05 06 Processo Judicial Eletrônico e Processo Administrativo (PROAD) Em execução
    Demora na implantação do PJe e PROAD 05 06 Processo Judicial Eletrônico e Processo Administrativo (PROAD) Em execução
    Falta tornar todo processo físico em eletrônico

    05

    06 Processo Judicial Eletrônico e Processo Administrativo (PROAD) Em execução
    Sistema de gerenciamento de processos ruim (SPG/SSG/PROJUDI) 05 06 Processo Judicial Eletrônico Em execução
    Falta de implantação do Pje em todas as Comarcas 05 06 Processo Judicial Eletrônico Em execução
    Falta metodologia para quantificar o número necessário de servidores por unidade judiciária 05 07 Implantar critérios - Resolução nº 184/2013 A iniciar
    Criação de mais cargos na área de apoio nas Comarcas iniciais 05 07 Implantar critérios - Resolução nº 184/2013 A iniciar
    Ampliação lenta do Processo Digital 05 06 Processo Judicial Eletrônico Em execução
    Complexidade para a inclusções no SDM 05 06 Processo Judicial Eletrônico Em execução
    Lentidão na implantação do PJe 05 06 Processo Judicial Eletrônico Em execução
    Informações não confiáveis no Sistema SPG 05 06 Processo Judicial Eletrônico Em execução
    Sistemas (Software) de uso complexo 05 06 Processo Judicial Eletrônico Em execução
    Implementação de uma Vara Especializada, ao menos na Capital, a exemplo de outros Estados da Federação, para julgar os crimes praticados contra crianças e adolescentes - - Não há estudos sobre a temática. -
    Falta de políticas internas que fomentem e priorize a prestação jurisdicional de 1º grau - - Resolução nº 194, de 26 de maio de 2014, que institui a Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição. E a criação do Comitê Gestor Regional e Orçamentário do Primeiro Grau (Decretos nº: 1.198/2015, 2.418/2015, 2.419/2015) Concluído

  • Adoção de soluções alternativas de conflito

    Apontamentos Objetivo Estratégico Meta Iniciativa Estratégica / Ação Situação atual
    A falta de implantação em todas as comarcas de meios eficazes e permanentes para viabilizar ações de treinamento em conciliação e mediação para servidores 06 08 Ampliação dos CEJUSCs Em execução
    Falta de investimento em recursos humanos e materiais para multiplicar os meios alternativos para solução de conflito em nível estadual 06 08 Ampliação dos CEJUSCs Em execução
    Falta de periodicidade na realização das conciliações e mediação e rotinas. 06 08 As conciliações são realizadas periodicamente nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos - CEJUSCs da Capital e Interior e anualmente acontece a Semana Nacional da Conciliação. Em execução
    Falta de investimento adequado para a implantação de espaços e unidades físicas próprias a prática da conciliação/mediação 06 08 Ampliação dos CEJUSCs Em execução

  • Gestão das demandas repetitivas e dos grandes litigantes

    Apontamentos Objetivo Estratégico Meta Iniciativa Estratégica / Ação Situação atual
    Uniformização dos temas nos Tribunais para evitar decisões conflitantes que incentivam o ingresso de novas ações repetitivas 07 09 Sistema de Gestão das ações repetitivas e grandes litigantes Concluído

  • Impulso às execuções fiscais, cíveis e trabalhistas

    Apontamentos Objetivo Estratégico Meta Iniciativa Estratégica / Ação Situação atual
    Incremento de Varas Especializadas em execução fiscal 08 10

    Implantação de Varas de Execução Fiscal - Competência da 1ª Vara de Fazenda Pública Municipal alterada pela Resolução TJGO nº 22 de 23/07/2014, passando a ser a Vara única de Execução Fiscal Municipal. 3ª Vara da fazenda Pública Estadual para somente execução fiscal estadual Resolução nº 31 de 10/6/2015.

    Concluído
    Falta de sistema integrado entre o TJGO com e SEFAZ/GO para a emissão do valor atualizado do débito 08 10 Programa Acelerar Em execução
    Apensamento de processos de execução fiscal contra o mesmo devedor 08 10 Programa Acelerar Em execução
    Dificuldades para prosseguimento das penhoras online 08 10 Programa Acelerar Concluído

  • Aprimoramento da gestão da justiça criminal

    Nenhum item.
  • Melhoria da gestão de pessoas

    Apontamentos Objetivo Estratégico Meta Iniciativa Estratégica / Ação Situação atual
    Despreparo de servidores para atuarem em atividades de conciliação 10 12 O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos possui um planejamento das capacitações que devem ser realizadas durante o ano tanto em mediação quanto em concliação Concluído
    Falta de capacitação dos servidores para executar as atividades de controle dos gastos nas Comarcas

    10

    12 Plano de Capacitação 2015/2017 Em execução
    Melhorar o planejamento do cursos oferecidos, tanto os realizados pelos próprio Tribunal quanto os adquiridos de empresas especializadas. Assim um Plano de Capacitação que englobe todas as necessidades de capacitação dos setores podem reduzir a contratação em separado de cursos 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017 Em execução
    Falta de formação especializada para juízes e analistas judiciários nas temáticas improbidade administrativa dada pela complexidade da matéria 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017 Em execução
    Treinamento dos servidores da área Fim 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017 Em execução
    Baixa cultura de gestão por processos 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017 Em execução
    Dificuldades de utilização do malote digital 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017 Em execução
    Pouco investimento e cursos focados em gestão de pessoas 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017 Em execução
    Não cumprimento da Resolução n. 159 CNJ (Escola Judicial) 10 12 Escola Judicial - Resolução nº 40/2015 - TJGO Concluído
    Falta de um Programa de Gestão de Clima Organizacional 10 12

    Política de Recursos Humanos do Poder Judiciário (Decreto nº 700/2014)

    Em execução
    Balconistas de informação não estão capacitados para a prestação de serviço eficiente 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017 Em execução
    Falta de curso  específico aos agentes de segurança do Poder Judiciário em "Segurança de Autoridades", que lhes proporcionaria táticas e técnicas especiais para desempenhar com excelência a atividade de segurança de magistrados, dignitários e de eventos 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017 Em execução
    Plano de capacitação não contempla todos os servidores, principalmentea aqueles da área fim do TJGO 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017 Em execução
    Falta uma política que vise estimular a realização de exames periódicos 10 13 Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores  A inicar
    Falta de programas voltados à atenção do servidor: depressão, obesidade, hipertensão, combate ao fumo e outras drogas 10 13 Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores A iniciar 
    Falta de cursos direcionados para as respectivas áreas de atuação com algumas dinâmicas integrativas, com destaque para a área fim. 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017  Em execução
    Realização de mais congressos e seminários 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017  Em execução
    Capacitação voltada a liderança 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017  Em execução
    Falta maior integração entre magistrados e servidores 10 12 Política de RH do Judiciário  Em execução
    Falta de cursos de tecnologia para todos os Servidores 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017  Em execução
    Baixo investimento em capacitação de Gestão 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017  Em execução
    Resistência dos Gestores na implantação de novas tecnologias, como o Sistema de Processo Administrativo Digital (PROAD) 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017  Em execução
    Baixo investimento em Capacitação de Governança de TIC. 10 12 Plano de Capacitação 2015/2017  Em execução

    Falta de iniciativa e vontade dos Servidores em adotar as novas tecnologias e sistemas fornecidos pelo TJ

    10 12 Plano de Capacitação 2015/2017  Em execução
    Falta desenvolver ações de capacitação necessárias ao desenvolvimento das competências 11 14 Gestão por Competências Em execução
    Mudança na atual avaliação de desempenho, tendo métricas para medição da produtividade. 11 14 Gestão por Competências Em execução
    Falta analistas de sistemas, programadores, designer gráficos (profissionais efetivos com formação específica em informática), para criar rotinas e softwares próprios capazes de atender as demandas do judiciário 11 14 Quadro permanente de Servidores de TIC (Resolução CNJ no. 211/2015) A iniciar
    Definição clara de metas individuais e reconhecimento do cumprimento de metas 11 14 Gestão por Competências Em execução 
    Falta de utilização de indicadores de desempenho 11 14 Gestão por Competências Em execução
    Baixa capacidade técnica dos profissionais de TI 11 14 Gestão por Competências Em execução 
    Falta de vontade de alguns profissionais de TI em realmente ajudar o usuário final. 11 14 Gestão por Competências Em execução 

  • Aperfeiçoamento da gestão de custos

    Apontamentos Objetivo Estratégico Meta Iniciativa Estratégica / Ação Situação atual
    Ampla divulgação e de fácil acesso dos valores reservados para os projetos 12 16 Controle de Custos A iniciar
    Programação de renovação de contratos para evitar contratos emergenciais e impossibilitar interrupção dos serviços. 12 16 Plano de Aquisição de Produtos e Serviços A iniciar
    Falta de Sistemas automatizados de controle de energia elétrica e outros recursos. 12 16 Controle de Custos A iniciar
    Deficiência na Contratação de Sistemas causando grandes problemas quando é necessário a substituição das empresas que dão manutenção e suporte. 12 16 Plano de Aquisição de Produtos e Serviços A iniciar
    Burocratização para aquisição de ferramentas que visam contribuir no trabalho. 12 16 Plano de Aquisição de Produtos e Serviços A iniciar

  • Instituição da governança judiciária

    Apontamentos Objetivo Estratégico Meta Iniciativa Estratégica / Ação Situação atual
    Pouca divulgação da Estratégia, principalmente voltado ao interior 13 17 Estratégia em Ação A iniciar
    Maturidade do escritório de projetos

    13

    17 Efetivação dos Escritórios de Planejamento, Projetos e Processos Em execução
    Poucos cursos para os Assessores Setoriais de Planejamento 13 17 Conexão Estratégica Em execução
    Melhor divulgação do Poder Judiciário na Internet. 13 19 Comunicação Institucional do Poder Judiciário Em execução
    Falta de eficiência e eficácia na comunicação entre as áreas 13 19 Comunicação Institucional do Poder Judiciário Em execução
    Acesso complicado ao Portal da Transparência 13 19 Aprimoramento da acessibilidade à infomação Em execução
    Melhor comunicação entre as áreas do Tribunal de Justiça 13 19 Comunicação Institucional do Poder Judiciário Em execução
    Falta de informações de forma fácil aos advogados e partes, quanto aos andamentos processuais 13 19 Aprimoramento da acessibilidade à infomação Em execução
    Pouca informação e Serviços no Site do TJGO 14 19 Comunicação Institucional do Poder Judiciário Em execução
    Pouca informação e Serviços no Portal do Servidor 14 19

    Comunicação Institucional do Poder Judiciário

    Em execução
    Falta de um meio de comunicação eficiente que documente e ofereça feedback para as sugestões apresentadas pelos Servidores 14 19 Audiências Públicas da Ouvidoria Cancelado
    Site do Tribunal desatualizado. Ex: Ainda consta que a distribuição dos processos dos Juizados Cíveis é através de região, o que deixou de ser há alguns anos. E não constam todos os telefones das varas disponíveis para atendimento. 14 19 Comunicação Institucional do Poder Judiciário Em execução
    Falta de uma ferramentas de gestão corporativa que extraiam relatórios gerenciais e analíticos 14 19 Mapa Estatístico do Poder Judiciário A iniciar
    Dificuldades de utilização do TJDOCS - - Ainda não há nenhuma iniciativa estratégica/ação sobre o tema.

  • Melhoria da infraestrutura e governança de TIC

    Apontamentos Objetivo Estratégico Meta Iniciativa Estratégica / Ação Situação atual
    Informatizar de forma eficiente o sistema de recursos humanos 15 20

    Elaboração do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário – PETIC

    Em execução
    Falta de equipamentos modernos como Notebooks e tablets

    15

    20

    Elaboração do PETIC

    Em execução
    Falta de facilidade de acesso aos mecanismos digitais 15 20

    Elaboração do PETIC

    Em execução
    Dificuldade no acesso ao atendimento de Suporte Tecnológico 15 20

    Elaboração do PETIC

    Em execução
    Falta de Sistemas que possibilitem a implementação do Home Office 15 20

    Elaboração do PETIC

    Em execução
    Levantamento ineficiente de informação das necessidades das Comarcas 15 20

    Elaboração do PETIC

    Em execução
    Sistema de gravação audiovisual de audiências ainda precisa de melhor integração com os Sistemas Judiciais Eletrônicos possibilitando a inserção de trechos do áudio no Processo, sem a necessidade de transcrever o trecho 15 20

    Elaboração do PETIC

    Em execução
    Necessidade de iteração com a Diretoria de Informática sempre que há a necessidade de atualização de um aplicativo. Ex: Adobe Reader e Java 15 20

    Elaboração do PETIC

    Em execução
    Programas, Softwares e Aplicativos inadequados às necessidades do trabalho diário 15 20

    Elaboração do PETIC

    Em execução
    Falta de mapeamento e automatização dos processos 15 20

    Elaboração do PETIC

    Em execução
    Quantidade de equipamentos (Scanners, Leitores de Código de Barras, Impressoras Térmicas) insuficientes 15 20

    Elaboração do PETIC

    Em execução
    Poucas ações de TIC de acordo com as melhores práticas de TI do mercado 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Falta de investimento em Governança de TIC 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Utilização de uma única tela (Monitor) para trabalhar com Projudi e PJe 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Uso de Software Livres ineficientes e que, ao final, resultam em ineficácia institucional, com prejuízos expressivos, frente à investimentos em melhores ferramentas 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Sistemas arcaicos e não interligados 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Revisão da posição da TI dentro da instituição para que esta passe a ter poder de decisão 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Maior divulgação dos resultados da TI 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Adequação do quantitativo de servidores de acordo com a quantidade de usuários 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Instabilidade dos sistemas do TJGO 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Falta de revisão do PETIC 2010-2014 em sua vigência para alinhamento ao PE 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Ausência de uma Política de substituição e descarte de produtos eletrônicos 15 20 Elaboração do PETIC  Em execução
    Falta de integração entre os Sistemas do TJ e de outros Órgãos 15 20 Elaboração do PETIC  Em execução
    Falta de informações precisas das deficiências tecnológicas de cada localidade 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Pouca transparência das informações referente a investimentos em Sistemas de Segurança de TI 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Falta de Softwares que implementem as Rotinas de Trabalho 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Quantitativo reduzido de pessoal para realizar o atendimento presencial 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Planejamento de TIC a curto prazo quanto a melhoria na Infraestrutura e Governança 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Alinhamento do PETIC ao PE 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Restrição na instalação de comunicação simultânea (SPARK) 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Não liberação de programas especiais para determinadas áreas (ex: autocad para setor de engenharia do TJGo) 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Demora no atendimento e substituição de equipamentos nas Comarcas do Interior 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Falta de transparência dos quantitativos de ativos de TI em uso e em estoque 15 20 Elaboração do PETIC Em execução
    Falta de painéis de indicadores para acompanhamento em tempo real da situação da TI 15 20 Elaboração do PETIC  Em execução
    Falta de relatórios gerenciais por parte dos gestores 15 20 Elaboração do PETIC  Em execução

Planejamento Estratégico

Sobre o planejamento
Metodologia
Diretoria de Planejamento - DP
Diretoria de Gestão da Qualidade - DGQ
Diretoria de Gestão da Informação - DGI
Planos Acessórios
 

 

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
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Projetos em Execução

Acompanhamentos

RAE - Reunião de Avaliação da Estratégia
Resultados Plano de Gestão (curto prazo)
Resultados Plano Estratégico (longo prazo)
Gestão das Metas Nacionais

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