A Governança de TIC é um desdobramento da governança corporativa, atua como um mecanismo de controle e estabelecendo políticas e regras que direcionam os processos de tecnologia da informação e comunicação nas instituições.

Monitorar se essas normas estão sendo seguidas, garante que a TIC está fazendo o que é necessário para alcançar os objetivos estratégicos da organização e diminuindo as chances de riscos ao negócio.

A Governança de TIC está bastante ligada à gestão da tecnologia da informação, porém governança não é gestão, mas você sabe qual a diferença entre elas?

Diferenças entre governança e gestão de TI
Fonte: https://www.euax.com.br/2018/08/governanca-de-ti/

A Gestão e a Governança de TIC possuem diferentes atribuições dentro do negócio, são elas:

  • A Governança de TIC é responsável por definir como funcionam os métodos de trabalho na TIC e verificar se as normas e políticas estão sendo seguidas corretamente.

Ações da Governança de TIC
Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4465644/mod_resource/content/0/Aula11-governancaTI.pdf

  • A Gestão de TIC é responsável por fazer a gestão da equipe de TIC, manter o desempenho de serviços, promover a transformação digital na instituição e manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços de tecnologia da informação e comunicação.

Níveis de Governança Institucional
Fonte: https://www.celtainformatica.com.br/servicos/governanca-de-tecnologia-da-informacao

Governança de TIC pode ser traduzida como a administração da tecnologia da informação e comunicações, de forma a garantir o total controle sob os seus resultados que devem estar alinhados aos objetivos da instituição. Para que isso seja possível, as unidades administrativas, processos, pessoas, políticas, ferramentas, fornecedores e tudo que envolva TIC devem ser geridos de acordo com diretrizes estabelecidas nos devidos planos existentes, que por sua vez, são um desdobramento das diretrizes institucionais.

Assim sendo, governar TIC é garantir que tudo que a tecnologia da informação executa está controlado e alinhado às expectativas da instituição. Quando isso acontece é alcançado o que conhecemos de Alinhamento Estratégico Institucional.

O Framework do COBIT é o mais conhecido do mercado para tratar sobre o tema. Segundo o COBIT 5.

"A Governança de TI é a responsabilidade dos executivos e do conselho de diretores, e consiste na liderança de estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI da empresa sustenta e estende os objetivos e estratégias da Organização. Além disso, a Governança de TI integra e institucionaliza boas práticas para garantir que a TI da empresa suporta os objetivos de negócio. A governança de TI possibilita que a empresa tenha toda a vantagem de suas informações, maximizando os benefícios, capitalizando em oportunidades e ganhando vantagens competitivas." - COBIT 5, ISACA