O juiz Aureliano Albuquerque Amorim, da 4ª Vara Cível de Goiânia, terminou a primeira fase do doutorado em Direito, que está sendo realizado em Barcelona, na Espanha. O juiz ficou 10 meses no país e, a partir de agora, começará a escrever a tese. Ele terá de três a cinco anos para terminá-la.


De acordo com Aureliano, além da troca de experiências, o estudo proporcionou uma nova forma de ver os problemas. "Isso reflete diretamente na nossa atuação”, destacou, ao ressaltar que é papel do juiz buscar formas de solucionar conflitos.

Com relação às semelhanças e diferenças entre os países, o magistrado frisou que a legislação espanhola é mais desenvolvida que é a brasileira. “Em muitos aspectos as duas são parecidas, como em relação ao excesso de trabalho no Poder Judiciário e a grande quantidade de trabalho”, exemplificou.

Aureliano Albuquerque ficou em 1º lugar em seleção realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) com 32 juízes de todo o País. O curso teve início em outubro do ano passado e terminou em junho de 2013. A vaga ocupada por Aureliano é uma das quatro oferecidas pela AMB para doutorado no exterior. (Texto: Arianne Lopes - Centro de Comunicação Social do TJGO)