O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Leobino Valente Chaves, procederá a abertura oficial da 7ª Semana Nacional da Conciliação em Goiás, às 9 horas, na Estação Goiânia Empreendimentos, localizada na Avenida Goiás Norte, nº 2.151, quadra 21, Setor Central, ao lado do Terminal Rodoviário e Araguaia Shopping.

Em Goiás, pelo menos 15.363 audiências estão agendadas para esta edição, que será realizada de 7 a 14 de novembro, em todo o País. Pela primeira vez, além da capital, o evento se estenderá às cidades de Caldas Novas e Rio Verde.

Desse total, estão incluídas as pré-processuais e processuais nas áreas cível, família e criminal, além de exames de DNA, dentro do projeto Pai Presente. Neste ano, a expectativa é que sejam superados os 18.282 acordos e audiências pré-processuais e processuais envolvendo executivos fiscais municipais, já alcançados no evento anterior, o que dependerá da demanda espontânea dos munícipes e contribuintes.

Entre as autoridades confirmadas para a solenidade estão os juízes Donizete Martins de Oliveira, auxiliar da Presidência do TJGO e membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos; Felipe Vaz de Queiroz, coordenador do Núcleo; Sandro Cássio de Melo Fagundes, além da assessora especial do Governo de Goiás, Sirlene Guimarães, representando o governador Marconi Perillo; procurador-geral do Município Reinaldo Barreto; pela prefeitura de Goiânia; e Sebastião Macalé pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás. (OAB-GO).

A novidade da Semana da Conciliação de 2012 está em sua duração: diferentemente das outras seis edições, que duravam os cinco dias úteis da semana, este ano o evento contará com um final de semana. Somente na Estação Goiânia foram montadas para atendimento ao público 50 bancas de conciliação, com atuação de 150 conciliadores por período. Já no Fórum Criminal Fenelon Teodoro Reis estarão disponíveis à população 11 bancas e 30 conciliadores e na PUC-GO 10 bancas e 30 conciliadores.

Com o efetivo apoio e parceria entre a presidência do Tribunal de Justiça e a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, a 7ª Semana Nacional da Conciliação será promovida em três locais na capital: Estação Goiânia, Fórum Criminal Fenelon Teodoro Reis e Campus V da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO), no Jardim Goiás. Em Caldas Novas e Rio Verde, os trabalhos ocorrem nos fóruns locais; e, ainda, nas demais varas e juizados das comarcas da capital e interior do Poder Judiciário que aderiram à semana. Na Estação Goiânia estará disponível à população em geral um ambulatório médico. (Centro de Comunicação Social do TJGO)