Centenas de pessoas já aguardavam, ansiosamente, desde às 7 horas da manhã desta quinta-feira, no Fórum de Nova Crixás, o início das audiências da nona edição do projeto Justiça Ativa, que conta com o auxílio de 13 juízes de comarcas vizinhas, 4 promotores de justiça, 23 servidores e inúmeros advogados da região. 

No total, 441 processos que tramitam na comarca foram selecionados e distribuídos nas 17 bancas montadas nas dependências do Fórum.

Na abertura, a juíza Vívian Martins Melo, que coordena os trabalhos locais, destacou a importância do evento para os jurisdicionados que têm sofrido com a demora na resolução de suas demandas devido a vários períodos de ausência de juiz titular na comarca. De acordo com Vívian Martins, que também respondia até o ultimo dia 20 deste mês pelas comarcas de Santa Terezinha de Goiás e Crixás, uma das dificuldades enfrentadas são as longas distâncias que o magistrado tem de percorrer entre as comarcas que atua. Muitas delas com rodovias que estão em péssimas condições, como os 80 km da estrada que liga as cidades de Crixás e Nova Crixás, caminho que percorria toda semana. “Com a realização da Justiça Ativa em Nova Crixás, nestes dois dias, o Poder Judiciário vem responder com mais celeridade os anseios desta comunidade”, disse a juíza. 

Outro fato que marcou a Justiça Ativa em Nova Crixás foi, o retorno à comarca do juiz Enyon Artur Fleury de Lemos, da 18ª Vara Cível e Ambiental da comarca de Goiânia, que também passa a responder, a partir de hoje, pelas comarcas de Nova Crixás e Aruanã. "O momento tem um sabor especial, porque foi uma comarca que vi nascer, tive o prazer de colaborar para a sua criação e instalação em junho de 2009, e, mais ainda, aqui também é a terra do meu pai, desembargador Leôncio Pinheiro de Lemos, hoje com 92 anos e um apaixonado pela região. Chego com vontade de trabalhar, sei do tamanho de minha responsabilidade e vamos fazer de tudo para solucionar os problemas pendentes”, disse.

Participaram desta edição os seguintes juízes: Mábio Antônio Macedo (Goiânia), Hugo Gutemberg Patino de Oliveira (Goiandira), Enyon Arthur Fleury de Lemos (Goiânia), Reinaldo de Oliveira Dutra (Formoso), Luiz Antônio Afonso Júnior (Ipameri), Diego Custódio Borges (São Luis de Montes Claros), Luciana Nascimento S. Ramos de Araújo (Turvânia), Ana Paula de Lima Castro (Goianésia), Wilsianne Ferreira Novato (Hidrolândia), Vívian Martins Melo (Alexânia), Silvio Jacinto Pereira (Itapirapuã), Marli de Fátima Naves (Vianópolis) e Patrícia Dias Bretas (Aurilândia).

Comparecem também os promotores de justiça Fernando Marints Cesconetto, Gabriella de Queiroz Clementino, Daniel Lima Pessoa e Anna Edesa Ballatore Holland Lins Boabaid, além do juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Carlos Magno Rocha da Silva. Amanhã, os trabalhos reiniciam às 8 horas, com a presença do presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula.

Ouvidoria

A partir desta edição, o Justiça Ativa conta com uma nova parceria, o projeto Ouvidoria Itinerante. Uma equipe da ouvidora do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás vai acompanhar todas as edições. Eles vão atender o público interno e externo colhendo reclamações, sugestões e elogios. O objetivo é identificar falhas e buscar melhorias no serviço prestado pelo fórum. (Texto e fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)


Veja mais fotos deste evento em nossa galeria de imagens