Calendário de Notícias

Novembro 2018
S T Q Q S S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2
 

Notícias da Corregedoria

Corregedoria

Corregedoria: iniciativa inédita, Banco de Projetos Sociais já está em pleno funcionamento

banco de projetosOportunizar às entidades públicas ou privadas com finalidade social uma forma legal e inovadora para obter verba que sirva de auxílio nas suas necessidades básicas, e, ao mesmo tempo, oferecer aos magistrados uma alternativa para destinar os recursos provenientes de condenações por danos morais coletivos em ações judiciais. Atenta a essa missão de natureza eminentemente social, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás instituiu, por meio do Provimento nº 25, de 11 de julho de 2018, o Banco de Projetos Sociais justamente com essa finalidade. Para concretizar essa ação, já está disponível no site da CGJGO o endereço eletrônico do Banco de Projetos Sociais (link: http://corregedoria.tjgo.jus.br/basesocial) para as entidades que tiverem interesse em proceder à habilitação. 

Leia mais...

9º Encontro Regional promove troca de experiências e reúne magistrados de Itumbiara e região

43753236675 2270759439 zDando sequência à 9ª edição do Projeto Regional da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, que teve início ontem (13) em Itumbiara com uma reunião entre equipes do órgão e delegatários das serventias extrajudiciais locais, além da realização dos cursos de Processo Judicial Didital (PJD), Contadoria e Excepenweb para os servidores da 4ª Região Judiciária, o juiz Cláudio Henrique Araújo de Castro, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes, abriu pela manhã, no Auditório do Tribunal do Júri, a audiência interna promovida com magistrados da comarca e região.

Leia mais...

Quarta Turma de Conselheiros Tutelares é capacitada nesta sexta-feira

27-TJGO e o MPGO promovem curso de capacitação de conselheiros tutelares 7Capacitar, trocar conhecimento, agregar teoria e prática com o único intuito de garantir um melhor atendimento às crianças e aos adolescentes que se encontram em situação de risco no Estado. Esse importante rol de valores dá sequência a mais um curso de Capacitação dos Conselheiros Tutelares realizado nesta sexta-feira (27), na Escola Superior da Magistratura de Goiás, com a quarta turma desses profissionais. A iniciativa é da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e apoio da Esmeg e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). 

Leia mais...

Corregedoria reforça papel de orientação durante integração com cartorários do Extrajudicial

foto matéria myUm papel facilitador para alcançar uma Justiça mais célere, eficaz e de qualidade, pautado essencialmente pela orientação, pela gestão e pela promoção de uma integração harmônica entre magistrados, servidores, cartorários dos serviços extrajudiciais e cidadãos em geral. Essa nova roupagem adotada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) na atual gestão, comandada pelo desembargador Walter Carlos Lemes, a exemplo das mudanças que vem ocorrendo com órgãos correicionais de todo o País, é refletida especialmente durante as reuniões promovidas com os respondentes das serventias extrajudiciais durante a realização do Projeto Encontro Regional. 

Leia mais...

Projeto Pilares: Respeito é palavra chave do Círculo de Paz realizado com representantes das coordenarias regionais de ensino

10-04-Projeto PilaresO respeito como aspecto primordial para que sejam estabelecidos o diálogo e as relações pacificadoras na solução de conflitos, especialmente dentro das escolas. A valorização deste sentimento, bem como da empatia, da confiança, da sinceridade e da ética, foram colocados com ênfase pelos 20 participantes do segundo Círculo de Construção de Paz: O Despertar do Olhar, realizado nesta segunda-feira (9) pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) com as equipes de apoio pedagógico das Coordenadorias Regionais de Ensino Central e Maria Thomé Neto, ambas da capital. A ação dá continuidade a mais uma etapa do Projeto Pilares: Edificando a Cultura de Paz na Escola, desenvolvido pela CGJGO em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Goiânia através da Secretaria Interprofissional Forense, cuja idealizadora é a juíza Sirlei Martins da Costa, auxiliar da Corregedoria. 

Leia mais...

Casamento comunitário reforça missão social do Judiciário e concretiza sonho de 71 casais

Uma paixão fulminante da vida real, nada convencional, que mais parece retirada de um livro de contos de fada. É dessa forma que pode ser descrita a história da funcionária terceirizada da creche do Poder Judiciário (Centro Educacional Infantil - CEI), Odete Oliveira Batista, de 50 anos, com Natalino Oliveira da Silva, de 72, que assim que se conheceram, dentro de um ônibus que faz o trajeto do Eixo Anhanguera, se apaixonaram à primeira vista e foram morar juntos no mesmo dia. Juntamente com outros 70 casais eles oficializaram a união de um ano durante a 3ª edição do casamento comunitário promovido nesta terça-feira (40) pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), por meio do Programa Pai Presente. A cerimônia aconteceu na sede da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego). 

Leia mais...

Presidente do TJGO e Corregedor-Geral lamentam falecimento do presidente do TJMG

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, e o corregedor-geral, desembargador Walter Carlos Lemes, lamentaram o falecimento do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, ocorrido na quinta-feira (5), em Belo Horizonte (MG).

Leia mais...

Por desempenho exemplar, CGJGO não precisa de acompanhamento, determina CNJ

corregedoria - faxadaEm relatório elaborado durante inspeção realizada de 7 a 11 de maio deste ano nos setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e nas serventias extrajudiciais, conforme determinou a Portaria nº 22, de 16 de abril deste ano, o Conselho Nacional de Justiça, por meio da Corregedoria Nacional de Justiça, constatou que a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás durante a atual gestão, comandada pelo desembargador Walter Carlos Lemes, não tem nenhuma irregularidade, nem procedimentos paralisados na unidade há mais de 100 dias. Por essa razão, determinou que a CGJGO não precisa de acompanhamento por parte do órgão.

Leia mais...

Corregedoria: Comissão do Meio Ambiente coordena reunião para definir ações de proteção ambiental

Na busca constante pela união de esforços entre representantes dos órgãos de proteção ambiental em Goiás, a Comissão do Meio Ambiente da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) coordenou nesta terça-feira (4) mais uma reunião (foto) com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) e do Ministério Público de Goiás (MP-GO) para definir quais diretrizes serão tomadas para a promoção da reeducação ambiental no Estado, especialmente no que tange à situação emergencial de recuperação dos Rios Meio Ponte e João Leite. O encontro atende à solicitação da própria Secima.

Leia mais...

Projeto Pilares: educar pela paz é mote do primeiro curso de facilitadores

Educar e comunicar são dois atos próximos. Construímos nossa percepção, nosso mundo e nossas vidas com palavras. Por essa razão, a essência da comunicação não violenta está fundamentada na cooperação dos seres humanos entre si, promovendo o respeito, a atenção e a empatia. Essa mudança de paradigmas faz parte do Projeto Pilares: Edificando a Cultura de Paz na Escola, desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) em parceria com a Secretaria Municipal de Goiânia (SME), que nesta quarta-feira (29) deu início à capacitação de 24 facilitadores em círculos de construção de paz. 

Leia mais...

Iniciada força-tarefa para julgamento de processos envolvendo presos provisórios

Foi iniciada, nesta segunda-feira (2), uma força-tarefa para apreciar e julgar processos de presos provisórios com mais de 180 dias de cárcere. No âmbito do primeiro grau, os trabalhos nas unidades judiciárias estão a cargo da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), enquanto no segundo grau serão supervisionados pela Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Serão 40 dias de trabalho, seguindo diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após a coleta de dados informados ao Banco Nacional de Monitoramento das Prisões (BNMP).

Leia mais...

Presidente do TJGO e corregedor-geral participam de posses de ministros no CNJ e no STJ

foto montagemO presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, e o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, participarão das posses dos ministros Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que assumirá a Corregedoria Nacional de Justiça nesta terça-feira (28), e João Otávio de Noronha, que se despede do cargo de corregedor nacional de justiça para um dia depois, na quarta-feira (29), ser empossado como o novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Todas as solenidades acontecerão em Brasília. A posse do ministro Humberto Martins será presidida pela ministra Cármen Lúcia, presidente do Conselho Nacional de Justiça, e ocorrerá às 9 horas, na sede do CNJ, enquanto a do ministro João Noronha acontecerá às 17h30, na sede do STJ. Na mesma data, Noronha também assume a direção do Conselho da Justiça Federal (CJF). 

Leia mais...

3ª turma participa do Curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares

Capacitaçao Conselheiros Tutelares 001O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) promoveram, nesta segunda-feira (2), a terceira turma do curso de capacitação para a terceira turma de conselheiros tutelares, no auditório do órgão ministerial, no Jardim Goiás, em Goiânia. O curso foi destinado a profissionais em atuação nas comarcas de Itumbiara e Caldas Novas, além de 11 cidades ligadas à comarca de Rio Verde.

Leia mais...

Projeto que propõe mudança de competência da 10ª Vara Criminal será encaminhado para a Comissão de Organização Judiciária

A luta contra as organizações criminosas em Goiás passa a ganhar mais força com o posicionamento unânime adotado nesta quarta-feira (2) pelos integrantes da Comissão de Combate ao Crime Organizado da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), que deliberaram pela aprovação da sugestão de minuta do projeto que altera a competência, a regulamentação e o funcionamento do 2º juízo da 10ª Vara Criminal de Goiânia. Após essa deliberação, a Corregedoria encaminhará ofício ao presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, sugerindo que a matéria seja devidamente apreciada pela referida comissão e, caso aprovada, remetida posteriormente à Corte Especial.  O encontro foi realizado na Sala de Reuniões da Corregedoria e contou com a participação maciça de juízes, promotores, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Goiás), Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios e servidores da Casa. 

Leia mais...

Encoge: Corregedoria adotará medidas para fortalecer Comitê de Saúde em Goiás

encerramento-do-77-encoge 26103834017 oCom base nas deliberações tomadas durante o 77º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), realizado do dia 21 a 23 de março foi aberto, em Belém, na capital paraense, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) dará todo o suporte necessário para a otimização da judicialização da saúde no Estado. A afirmação é da juíza Sirlei Martins da Costa, auxiliar da Corregedoria e que representou neste Encoge o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes. 

Leia mais...

Corregedoria: pela primeira vez, todos os cartórios extrajudiciais goianos serão inspecionados na mesma semana

o-que-faz-os-cartoriosEm iniciativa inédita, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) promoverá, de 7 a 11 de maio (de segunda a sexta-feira), a Semana Estadual de Correição em todas as serventias extrajudiciais do Estado de Goiás, que atualmente totalizam quase 600 cartórios. Os trabalhos serão realizados paralelamente às atividades de inspeção que serão realizadas pela Corregedoria Nacional de Justiça neste período nos setores administrativos e judiciais do Poder Judiciário tanto no primeiro quanto no segundo graus de jurisdição. Nesta quinta-feira (3), o juiz Murilo Vieira de Faria, auxiliar da Corregedoria e responsável pela área extrajudicial no Estado, concederá uma coletiva à imprensa, às 10 horas, na Sala da Corregedoria, no 11º andar do Fórum Heitor Moraes Fleury (Setor Oeste), para explicar de que forma as atividades serão desenvolvidas nas unidades extrajudiciais. 

Leia mais...