Calendário de Notícias

Fevereiro 2018
S T Q Q S S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 1 2 3 4
 

Notícias da Corregedoria

Corregedoria

Comissão do Meio Ambiente delibera sobre medidas de proteção ambiental

A promoção da reeducação ambiental em Goiás por meio da realização de campanhas educativas, apoio a projetos nessa área, como o de recuperação do Rio Meio Ponte e proteção das nascentes, bem como o estudo para implantação da Semana de Proteção ao Meio Ambiente, estimulando assim, todos os servidores do Poder Judiciário a participarem da iniciativa. 

Leia mais...

Comissão de Combate ao Crime Organizado sugere vara específica para julgar ações de improbidade

Sugerir a alteração da competência de uma vara já existente na comarca de Goiânia para o julgamento de crimes cometidos por organizações criminosas e de ações relacionadas a improbidade administrativa com a designação de mais dois juízes em auxílio, por indicação do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, após a aprovação da Corte Especial. Essa foi uma das propostas  sugeridas pela Comissão de Combate ao Crime Organizado em reunião (foto) realizada na manhã desta segunda-feira (19), na Sala de Reuniões da Presidência do TJGO. 

Leia mais...

Nome do pai pode ser incluído no registro de casamento do filho sem decisão judicial

A Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) regulamentou matéria que permite a inclusão do nome do pai na certidão de casamento do filho reconhecido (averbação de reconhecimento de paternidade), bem como autoriza que ele seja acrescentado no registro de nascimento ou casamento dos netos, sem que seja necessária a manifestação do Ministério Público ou de decisão judicial. O ato foi regulamentado pela edição do Provimento 28/2017, assinado pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes. 

Leia mais...

Corregedoria premiará nesta quinta-feira juízes e servidores com melhor desempenho nos júris

Neste ano, pela primeira vez, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) irá certificar e condecorar o desempenho de várias unidades judiciárias do Estado, bem como de magistrados e servidores, em razão do expressivo número de processos referentes aos crimes dolosos contra a vida, que resultou na realização de 155 júris em novembro de 2017. A sessão solene será realizada nesta quinta-feira (8), às 14 horas, no 2º Tribunal do Júri de Goiânia e será conduzida pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes. Serão homenageados 17 juízes e 16 servidores, cuja premiação ocorrerá nos moldes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em três categorias: Selo Ouro (mais de oito sessões), Prata (entre cinco e oito sessões) e Bronze (pelo menos quatro sessões).

Leia mais...

Reunião prioriza ações de combate à corrupção que auxiliarão o cumprimento de metas do TJ e CNJ

corregedoria 2Manifestações contundentes de combate à corrupção por parte de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Regional marcaram a reunião realizada nesta terça-feira (12), na Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO). A integração conjunta de todos os órgãos para enfrentar esse tipo de crime auxilia no cumprimento de duas importantes metas tanto do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) quanto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Leia mais...

Serviço Voluntário no Judiciário incentiva maior aproximação com jurisdicionados

Como forma de se aproximar ainda mais da população e estimular a consciência da responsabilidade social, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás instituiu e regulamentou, por meio do Decreto Judiciário nº 1.445/17, assinado pelo presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, o Programa de Serviço Voluntário no âmbito do Poder Judiciário. A medida, que dá cumprimento à Meta 6 do Plano de Gestão da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), que dispõe sobre a conciliação em forma de serviço voluntário no Poder Judiciário goiano em três comarcas, permite que a atividade não remunerada seja exercida na instituição por pessoa física maior de 18 anos, servidores públicos aposentados, estudantes ou pessoas formadas nas áreas afetas ao Judiciário.

Leia mais...

Corregedor-geral e juiz auxiliar participam do 1º Encontro de Corregedores do Extrajudicial em Brasília

encontro corregedoresCom a finalidade de aperfeiçoar os serviços relativos ao setor extrajudicial, o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, e o juiz Murilo Vieira de Faria, auxiliar da Corregedoria, participam nesta quinta-feira (7) do 1º Encontro de Corregedores do Serviço do Extrajudicial, promovido pela Corregedoria Nacional de Justiça, no Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O evento, que é exclusivo aos corregedores estaduais e juízes auxiliares das corregedorias, acontece durante todo o dia de hoje, das 8 às 18 horas. 

Leia mais...

Começa nesta sexta-feira, em Goiânia, 1º Curso de Capacitação de Conselheiros Tutelares

Teve início, na manhã desta sexta-feira (26), o 1º Curso de Capacitação de Conselheiros Tutelares, no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). Esta é a primeira etapa de cinco e abrangeu os conselheiros tutelares dos municípios da 2ª e 5ª Regiões, que fazem parte das comarcas polos de Anápolis  e Luziânia. Durante o evento, que prossegue na tarde de hoje, foram promovidos debates com o promotor e coordenador do CAO da Infância e Juventude do Ministério Publico do Estado de Goiás (MPGO), Publius Lentulus Alves da Rocha, e com a juíza diretora do foro da comarca de Goiânia e coordenadora da Infância e Juventude da capital, Maria Socorro de Sousa Afonso e Silva.

Leia mais...

Contrato para realização de DNA pelo Pai Presente é renovado por um ano

O Laboratório Biocroma, responsável pela realização dos exames de DNA do Programa Pai Presente, da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), renovou o contrato até dezembro de 2018, ou seja, por mais um ano. A aquisição dos exames pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) ocorreu em fevereiro de 2015 por meio de licitação, na modalidade de pregão eletrônico. 

Leia mais...

Corregedor-geral da Justiça de Goiás visita força-tarefa realizada na 2ª Vara de Execução Penal

Foi iniciada na segunda-feira (22) e segue até o dia 31 de janeiro a força-tarefa para auxiliar na 2ª Vara de Execução Penal (VEP) de Goiânia,  unidade judiciária responsável pelos processos de presos que cumprem pena nos regimes abertos e semiabertos. O corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, e os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) Sirlei Martins da Costa e Murilo Vieira de Faria, acompanharam os trabalhos na manhã desta quinta-feira (25).

Leia mais...

Mês Nacional do Júri: realizados 155 julgamentos nas comarcas de Goiás em novembro

09-03-juriUm esforço concentrado de magistrados e promotores de Justiça de todo o Estado para julgar o maior número possível de processos referentes aos crimes dolosos contra a vida resultou na realização de 155 júris no mês de novembro, conforme dados coletados pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO). A ação faz parte do Mês Nacional do Júri, que está a cargo da Corregedoria, e segue orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Neste ano, pela primeira vez, a CGJGO irá certificar e condecorar o desempenho das unidades judiciárias em sessão solene prevista para 8 de fevereiro de 2018, às 14 horas, no gabinete do corregedor-geral da Justiça. 

Leia mais...

Presidente do TJGO e corregedor participam de curso para policiais militares

O presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, e o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes,  participaram, nesta segunda-feira (15), da abertura de curso sobre Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) ministrado no comanda da Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás.

Leia mais...

Corregedoria: realizada primeira reunião sobre o Projeto Natureza Merece Justiça

A criação de uma Comissão Permanente de Gerenciamento de Crise Hídrica e Ambiental pautou a reunião realizada nesta segunda-feira (4) entre o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, juízes auxiliares da Corregedoria, Murilo Vieira de Faria, coordenador do projeto Natureza Merece Justiça, Sirlei Martins da Costa e Cláudio Henrique de Araújo Castro, com o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Gilberto Martins Marques Neto, e vários representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e órgãos ligados à proteção do meio ambiente em Goiás. 

Leia mais...

Curso de capacitação dos conselheiros tutelares já tem datas definidas

Durante reunião realizada na última quarta-feira (10), entre Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), diretoria do Foro da comarca de Goiânia e Coordenadoria da Infância e Juventude da capital e Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), ficaram definidas as datas do primeiro curso de capacitação dos conselheiros tutelares. 

Leia mais...

Corregedoria e MP recomendam melhoria dos serviços nos Conselhos Tutelares

Como resultado do levantamento inédito realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) em conjunto com os Ministérios Públicos do Estado de Goiás (MP-GO) e do Trabalho, sobre a situação dos Conselhos Tutelares do Estado, que demonstrou a falta de capacitação de 100% dos profissionais para o exercício da função, dentre outros problemas estruturais, a CGJGO em parceria com o MP-GO expediram nesta segunda-feira (4) a Recomendação Conjunta nº 01/2017. O documento visa justamente a melhoria da prestação dos serviços públicos de relevância afetos à criança e ao adolescente. 

Leia mais...

CNJ fará inspeção na 1ª e 2ª VEP nesta quarta (10) e quinta-feira (11)

62830 processostseCom a finalidade de zelar pelo aprimoramento dos serviços judiciários por meio da fiscalização das diversas unidades do Poder Judiciário e dos serviços verificados pela Justiça (artigo 103-B, § 4º, da Constituição Federal), representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) farão uma inspeção na 1ª e na 2ª Vara de Execuções Penais de Goiânia nesta quarta (10) e quinta-feira (11).

Leia mais...