Calendário de Notícias

Maio 2018
S T Q Q S S D
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
 

Notícias da Corregedoria

Corregedoria

Projeto que propõe mudança de competência da 10ª Vara Criminal será encaminhado para a Comissão de Organização Judiciária

A luta contra as organizações criminosas em Goiás passa a ganhar mais força com o posicionamento unânime adotado nesta quarta-feira (2) pelos integrantes da Comissão de Combate ao Crime Organizado da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), que deliberaram pela aprovação da sugestão de minuta do projeto que altera a competência, a regulamentação e o funcionamento do 2º juízo da 10ª Vara Criminal de Goiânia. Após essa deliberação, a Corregedoria encaminhará ofício ao presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, sugerindo que a matéria seja devidamente apreciada pela referida comissão e, caso aprovada, remetida posteriormente à Corte Especial.  O encontro foi realizado na Sala de Reuniões da Corregedoria e contou com a participação maciça de juízes, promotores, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Goiás), Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios e servidores da Casa. 

Leia mais...

Corregedoria: pela primeira vez, todos os cartórios extrajudiciais goianos serão inspecionados na mesma semana

o-que-faz-os-cartoriosEm iniciativa inédita, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) promoverá, de 7 a 11 de maio (de segunda a sexta-feira), a Semana Estadual de Correição em todas as serventias extrajudiciais do Estado de Goiás, que atualmente totalizam quase 600 cartórios. Os trabalhos serão realizados paralelamente às atividades de inspeção que serão realizadas pela Corregedoria Nacional de Justiça neste período nos setores administrativos e judiciais do Poder Judiciário tanto no primeiro quanto no segundo graus de jurisdição. Nesta quinta-feira (3), o juiz Murilo Vieira de Faria, auxiliar da Corregedoria e responsável pela área extrajudicial no Estado, concederá uma coletiva à imprensa, às 10 horas, na Sala da Corregedoria, no 11º andar do Fórum Heitor Moraes Fleury (Setor Oeste), para explicar de que forma as atividades serão desenvolvidas nas unidades extrajudiciais. 

Leia mais...

TJGO e CGJGO fazem força-tarefa para julgamento de presos provisórios com mais de 180 dias

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) vai começar no dia 2 de abril uma força-tarefa para apreciar e julgar processos de presos provisórios com mais de 180 dias de cárcere. No âmbito do primeiro grau, os trabalhos nas unidades judiciárias terão apoio da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Goiás (CGJGO). Serão 40 dias de trabalho, seguindo diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após coleta de dados informados ao Banco Nacional de Monitoramento das Prisões (BNMP).

Leia mais...

Quarta Turma de Conselheiros Tutelares é capacitada nesta sexta-feira

27-TJGO e o MPGO promovem curso de capacitação de conselheiros tutelares 7Capacitar, trocar conhecimento, agregar teoria e prática com o único intuito de garantir um melhor atendimento às crianças e aos adolescentes que se encontram em situação de risco no Estado. Esse importante rol de valores dá sequência a mais um curso de Capacitação dos Conselheiros Tutelares realizado nesta sexta-feira (27), na Escola Superior da Magistratura de Goiás, com a quarta turma desses profissionais. A iniciativa é da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e apoio da Esmeg e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). 

Leia mais...

Juíza auxiliar da Corregedoria representa corregedor-geral no 77º Encoge em Belém

juíza no EncogeCom um significado de profunda importância institucional que visa a melhoria das ações e projeções de relevância ao aperfeiçoamento das funções jurisdicionais das Corregedorias de Justiça de todo o País, sobretudo com a apreciação das boas práticas e o debate de ideias, o 77º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge) foi aberto no início da noite desta quarta-feira (21), no Plenário do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), com a participação da juíza Sirlei Martins da Costa, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO). A magistrada representa neste evento o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, acompanhada da secretária-geral da CGJGO, Eliene Maria Ramos. 

Leia mais...

Projeto Pilares: Respeito é palavra chave do Círculo de Paz realizado com representantes das coordenarias regionais de ensino

10-04-Projeto PilaresO respeito como aspecto primordial para que sejam estabelecidos o diálogo e as relações pacificadoras na solução de conflitos, especialmente dentro das escolas. A valorização deste sentimento, bem como da empatia, da confiança, da sinceridade e da ética, foram colocados com ênfase pelos 20 participantes do segundo Círculo de Construção de Paz: O Despertar do Olhar, realizado nesta segunda-feira (9) pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) com as equipes de apoio pedagógico das Coordenadorias Regionais de Ensino Central e Maria Thomé Neto, ambas da capital. A ação dá continuidade a mais uma etapa do Projeto Pilares: Edificando a Cultura de Paz na Escola, desenvolvido pela CGJGO em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Goiânia através da Secretaria Interprofissional Forense, cuja idealizadora é a juíza Sirlei Martins da Costa, auxiliar da Corregedoria. 

Leia mais...

Corregedoria dá início ao Projeto Pilares para disseminar a cultura de paz nas escolas

Adotar formas práticas, alternativas e inovadoras de educar para a paz no ambiente escolar auxiliando na prevenção e na transformação dos conflitos por meio de metodologias que visem fortalecer as relações interpessoais nas unidades educacionais da rede municipal de Goiânia. Com esse viés, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) deu início nesta segunda-feira (19) ao Projeto Pilares: Edificando a Cultura de Paz na Escola com os apoios pedagógicos das cinco Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da capital. Desenvolvido pela CGJGO através da Secretaria Interprofissional Forense, o projeto foi idealizado pela juíza Sirlei Martins da Costa (foto), auxiliar da Corregedoria. 

Leia mais...

Presidente do TJGO e Corregedor-Geral lamentam falecimento do presidente do TJMG

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, e o corregedor-geral, desembargador Walter Carlos Lemes, lamentaram o falecimento do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargador Herbert Carneiro, ocorrido na quinta-feira (5), em Belo Horizonte (MG).

Leia mais...

Pai Presente: presos reconhecem filhos durante primeira audiência do ano realizada em Goiânia

pai presenteEle ainda nem sabe falar, mas sua expressão aliada ao sorriso aberto e aos olhinhos brilhantes e atentos dizem tudo. Com apenas quatro meses de vida, o bebê *Miguel se encantou pelo pai ao sentir todo o carinho e o laço indissolúvel que só existe entre pais e filhos quando o preso *Samuel o pegou no colo pela primeira vez. O episódio emocionante não faz parte de nenhum folhetim e aconteceu na vida real durante audiência promovida pelo Programa Pai Presente nesta segunda-feira (19) com 18 presos para reconhecimento voluntário de paternidade. Executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), essa foi a primeira audiência deste ano realizada com presidiários, no Auditório do Fórum Cível de Goiânia. 

Leia mais...

Corregedoria: Comissão do Meio Ambiente coordena reunião para definir ações de proteção ambiental

Na busca constante pela união de esforços entre representantes dos órgãos de proteção ambiental em Goiás, a Comissão do Meio Ambiente da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) coordenou nesta terça-feira (4) mais uma reunião (foto) com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) e do Ministério Público de Goiás (MP-GO) para definir quais diretrizes serão tomadas para a promoção da reeducação ambiental no Estado, especialmente no que tange à situação emergencial de recuperação dos Rios Meio Ponte e João Leite. O encontro atende à solicitação da própria Secima.

Leia mais...

Pai Presente: Primeira audiência do ano proporciona a 18 presos o reconhecimento dos filhos na segunda-feira

projeto-pai-presenteInstituído em Goiás no ano de 2012 com a finalidade de estimular o reconhecimento de paternidade de todos os cidadãos que não tiveram a oportunidade de ter o nome do pai no registro de nascimento, o Programa Pai Presente, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), também tem sido utilizado como instrumento de inserção social nos presídios. Demonstração clara desse fato são as audiências para reconhecimento de paternidade de filhos de presos no Estado proporcionadas pelo programa a cada três meses. Nesta segunda-feira (19), será realizada mais uma etapa dessa ação com a realização da primeira audiência deste ano, que oportunizará a 18 presos o reconhecimento espontâneo dos filhos, às 10 horas, no Auditório do Fórum Cível de Goiânia.

Leia mais...

Iniciada força-tarefa para julgamento de processos envolvendo presos provisórios

Foi iniciada, nesta segunda-feira (2), uma força-tarefa para apreciar e julgar processos de presos provisórios com mais de 180 dias de cárcere. No âmbito do primeiro grau, os trabalhos nas unidades judiciárias estão a cargo da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), enquanto no segundo grau serão supervisionados pela Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Serão 40 dias de trabalho, seguindo diretriz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após a coleta de dados informados ao Banco Nacional de Monitoramento das Prisões (BNMP).

Leia mais...

Corregedoria assegura uso do nome social a transgêneros em ações de natureza judicial

processos na justi  a   fp 023-349525Em 60 dias, todos os transgêneros, travestis e transexuais de Goiás poderão usar o nome social nas ações de retificação de nome e gênero cadastradas no sistema judicial de todo o Estado.

Leia mais...

3ª turma participa do Curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares

Capacitaçao Conselheiros Tutelares 001O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) promoveram, nesta segunda-feira (2), a terceira turma do curso de capacitação para a terceira turma de conselheiros tutelares, no auditório do órgão ministerial, no Jardim Goiás, em Goiânia. O curso foi destinado a profissionais em atuação nas comarcas de Itumbiara e Caldas Novas, além de 11 cidades ligadas à comarca de Rio Verde.

Leia mais...

Corregedoria, Coordenadoria da Infância e Juventude e MP unidos para capacitar conselheiros tutelares

A troca de experiências, a agregação de novos conhecimentos e a importância da área relacionada à Infância e Juventude para o bom funcionamento da própria Justiça foram alguns pontos ressaltados pelo juiz Cláudio Henrique Araújo de Castro, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, ao abrir nesta sexta-feira (2) a segunda etapa do curso de capacitação dos conselheiros tutelares de Goiás, no Fórum Cível de Goiânia. O evento, que é uma parceria da CGJGO com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Goiás e o Ministério Público de Goiás (MP-GO), conta com a participação de aproximadamente 300 profissionais dos municípios da 3ª, 7ª e 9ª Regiões. 

Leia mais...

Encoge: Corregedoria adotará medidas para fortalecer Comitê de Saúde em Goiás

encerramento-do-77-encoge 26103834017 oCom base nas deliberações tomadas durante o 77º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), realizado do dia 21 a 23 de março foi aberto, em Belém, na capital paraense, a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) dará todo o suporte necessário para a otimização da judicialização da saúde no Estado. A afirmação é da juíza Sirlei Martins da Costa, auxiliar da Corregedoria e que representou neste Encoge o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes. 

Leia mais...