O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou, na manhã desta terça-feira (31), o descarte de mais 30 mil processos judiciais. A ação, organizada pela Comissão Permanente de Avaliação Documental (CPAD) e Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), é resultado da modernização dos arquivos judiciais, que teve início em 2016. No total, foram 18 mil itens da comarca de Goiânia e 12 mil de Catalão. O material foi entregue a uma cooperativa da capital, que possui termo de cooperação com o Tribunal.

Os processos judiciais da comarca de Goiânia aguardavam o descarte no Depósito Público, localizado no setor Jardim Bela Vista. O responsável pelo Arquivo, Hebert Belisário Martins (foto à direita, camisa vermelha), esclareceu que os advogados responsáveis pelos autos foram avisados e, aqueles que demonstraram interesse, após análise por parte do Tribunal, puderam retirá-los. Atualmente, cerca de 20 processos se encontram no Arquivo, localizado no fórum do Setor Oeste, aguardando retirada, daqueles que se manifestaram, após publicação de edital de ciência de eliminação.

A comarca de Catalão, por orientação da Comissão Permanente de Avaliação Documental, designou uma equipe, composta por servidores de cada unidade judiciária da comarca, para promover a análise e separação dos processos aptos a serem descartados ou guardados definitivamente. Após o trabalho, foram separados para eliminação cerca de 24 mil processos, de variadas naturezas e pertencentes a todas as Unidades Judiciárias, ou seja, 1ª e 2ª Vara Cível, Família, Infância e Juventude e 1º e 2º Juizados, Fazenda Pública e Vara Criminal. Para o diretor do Foro da comarca, juiz Leonys Lopes Campos, a liberação de espaço está sendo fundamental para a reorganização do arquivo judicial, o que tornará mais eficiente o tempo de trabalho dos futuros descartes e permitirá a guarda permanente de processos e de documentos essenciais para a história da comarca e da cidade. A Comarca já prepara um segundo lote para um próximo descarte.

“É importante frisar que conseguimos realocar espaço suficiente para arquivar os processos de 2016 e 2017, ações estas que serão fundamentais para a implantação do processo judicial eletrônico na comarca e para adequar o Arquivo Judicial ao espaço previsto no projeto de reforma e ampliação do Fórum local, obras estas que se iniciam em meados de fevereiro do corrente ano” afirmou o magistrado.

(Texto: Érica Jeffery. Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Planejamento Estratégico

Sobre o planejamento
Metodologia
Diretoria de Planejamento - DP
Diretoria de Gestão da Qualidade - DGQ
Diretoria de Gestão da Informação - DGI
Planos Acessórios
 

 

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
©2014  Portal da Estratégia - SGE
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 

Projetos em Execução

Acompanhamentos

RAE - Reunião de Avaliação da Estratégia
Resultados Plano de Gestão (curto prazo)
Resultados Plano Estratégico (longo prazo)
Gestão das Metas Nacionais

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Blue Red Oranges Green Purple Pink

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction