A população de São Luís de Montes Belos, localizada no Centro-Oeste goiano, tem motivos para comemorar. Após 52 anos de sua instalação, a comarca recebeu nesta terça-feira (23) um novo fórum, moderno, planejado e totalmente mobiliado com equipamentos de informática e central telefônica.

 

O espaço, que abriga três varas e um juizado, foi entregue pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, em solenidade realizada no auditório do Tribunal do Júri do fórum.

O presidente do TJGO ressaltou que além do espaço físico que trará melhores condições de trabalho, o prédio representa a reafirmação do propósito do Judiciário de intensificar sua presença no município. Além disso, ele lembrou que ao inaugurar mais este fórum, o Judiciário goiano avança no cumprimento da meta de dotar todas as comarcas de sede própria, restando inaugurar os fóruns de Iaciara, Ceres, Rialma, Planaltina, Padre Bernardo, Morrinhos e Itajá.

“São Luís de Montes Belos há muito tempo reivindicava, perante a Corte Estadual de Justiça, este benefício da sede própria para sua comarca, com justa razão. O município e a cidade recebem um novo fórum por merecimento e por direito de conquista, após muito esforço e trabalho, que marcam a índole de seu povo”, asseverou Leobino Chaves.

 

A juíza Heloísa Silva Mattos, diretora do Foro, falou da satisfação do Poder Judiciário local ter a sua própria casa, um lugar adequado para receber e atender todos aqueles que buscam por Justiça. “É neste novo local de trabalho que eu quero ressaltar que a prestação jurisdicional continuará sendo disponibilizada a todos os profissionais e à população em geral com urbanidade e respeito”, pontuou. A magistrada agradeceu de forma especial ao Presidente do TJGO, em nome de todos da comarca, pela entrega da obra. “Nós da comarca de São Luís de Montes Belos estamos muito felizes com esta nova etapa que se inicia, trabalhando em casa nova, sede própria, mas com o mesmo compromisso antigo de bem servir”, finalizou.

Pedro de Mello Florentino, promotor da comarca e representante do Ministério Público Estadual (MP-GO), disse que a sede representa a modernização da Justiça, em especial do Poder Judiciário Estadual. Para ele, com a nova estrutura física de trabalho e o aparelhamento mais moderno, o resultado será na rapidez processual. “Tudo é feito em benefício do cidadão montebelense, que tem assim resguardado o seu direito de acesso à Justiça, o qual deve ser compreendido como o acesso a uma ordem justa e célere”, enalteceu.

Para o prefeito do município, Sandoval Rodrigues da Matta, o novo prédio já uma das grandes obras dos últimos tempos na cidade. Ele lembrou o espírito de colaboração empregado para a construção desta sede. “A área foi doada pela prefeitura, mas só foi construída graças ao empenho do Poder Judiciário que não mediu esforços em tornar realidade esse sonho da população”, disse. De acordo com o prefeito, a construção estimula o desenvolvimento da cidade. “Esta região próxima ao fórum já está sendo toda loteada”, adiantou.

Representante do governador Marconi Perillo, o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, José Carlos Siqueira, elogiou a atual gestão do Tribunal goiano que trabalha para aparelhar todas as comarcas do Estado. “Uma das grandes realizações da administração de nosso Judiciário é ter priorizado em seu plano estratégico a melhoria profunda de suas instalações físicas, tanto para o atendimento ao público quanto para que os funcionários possam desenvolver suas atividades com mais eficiência, dignidade e conforto”, comentou.

Servidores motivados

Carlos Antunes da Silva, servidor mais antigo do Poder Judiciário local, acredita que as novas instalações melhorarão em muito o ambiente de trabalho. “A gente trabalhava em local que não tinha uma estrutura física adequada, hoje isso mudou. Além de ganharmos mais conforto, estaremos ainda mais motivados a prestar o serviço à população. Estou muito feliz em fazer parte do quadro de servidores do Judiciário e por isso, gostaria de agradecer ao presidente Leobino Chaves por se preocupar com a gente. Sinto que sou importante no meu ambiente de trabalho e para o Poder Judiciário”, destacou.

Apesar de trabalhar somente há dois anos no fórum, Antônio Carvalho Neto também compartilha o sentimento do colega. “Peguei a melhor fase da Justiça local. A partir de agora o ambiente será outro, tanto na estrutura física quanto na humana. Não tenho dúvidas que os servidores estão orgulhosos em trabalhar num lugar tão bonito”, disse.

Título de Cidadão Montebelense

O prefeito Sandoval Rodrigues e o presidente da Câmara Municipal da cidade, Bruno Borges de Freitas, entregaram ao desembargador Leobino Valente Chaves e Danilo Santos de Freitas, secretário de Infraestrutura do Estado de Goiás, o Título de Cidadão Montebelense, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem foi promulgada no Decreto Legislativo n° 007/2012, de 18 de setembro.

Também participaram da solenidade de inauguração Stenius Lacerda Bastos, diretor-geral do TJGO; Juraci Índio do Brasil, coordenador de obras do TJGO; o juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Carlos Magno Rocha da Silva, que representou a desembargadora Beatriz Figueiredo Franco; o juiz Carlos Eduardo Rodrigues de Sousa, representando a Asmego; os juízes Társio Ricardo de Oliveira Freitas, Ricardo Teixeira, Mônice de Souza Ballian Zacariotti e Karine Unes Spinelli Bastos, além de Walker Antônio Monteiro, presidente da OAB subseção de São Luís de Montes Belos. Os promotores de Justiça Bruno Barra Gomes e Deusivone Campelo Soares, além de outras autoridades estaduais e municipais. (Texto: Arianne Lopes  / Fotos: Wagner Soares -  Centro de Comunicação Social do TJGO)