Um trabalho da secretária de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Vivian Borim; do coordenador de Acompanhamento e Avaliação de Resultados, Luis Scartezini; e do matemático e estatístico José Gomes foi selecionado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ser apresentado no 5º Seminário Justiça em Números.

O evento será realizado nos dias 29 e 30 de outubro, em Brasília, e este ano inovou com a seleção de estudos realizados por pesquisadores que utilizaram o Judiciário como fonte. Os servidores da SGE desenvolveram uma pesquisa sobre as rotinas nas escrivanias para criar um índice de produtividade. Uma de suas aplicações é verificar o quantitativo mínimo e máximo de pessoal na área judicial.

O trabalho já foi, inclusive, usado na proposta do Plano de Cargos e Salários dos Servidores do TJGO e segue a mesma lógica de uma minuta de resolução do próprio CNJ para o cálculo de servidores, de maneira a criar condição de julgar a quantidade de processos que entram nas escrivanias, evitando estoques e aumentando a celeridade da prestação jurisdicional. “Esta é uma oportunidade de demonstrar o pioneirismo de nosso estudo, que foi reconhecido por pessoas sérias, como algo de relevância para o Judiciário e que pode servir de modelo para outros tribunais. Este reconhecimento nos motiva a continuar”, afirma Scartezini. (Texto: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Saiba mais sobre o seminário.