Foi inaugurado, na manhã desta terça-feira (13), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Cocalzinho de Goiás. A unidade é a 19ª instalada na gestão do presidente Gilberto Marques Filho. Com mais este, já são 69 Cejuscs implantados no Estado de Goiás.

A solenidade de instalação contou com a presença do gerente de Mediação e Conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJGO, juiz auxiliar da Presidência Romério do Carmo Cordeiro, que representou o presidente do TJGO e destacou a importância da conciliação como forma eficaz de solução de conflito, afirmando que, muitas vezes, a sentença proferida por um juiz não resolve completamente o conflito. “Nossa missão aqui, hoje, é de semear a sementinha da conciliação no seio desta comunidade. Método mais eficiente, barato e rápido de solucionar os problemas” ponderou Romério.

O diretor do Foro local, juiz Renato César Dorta Pinheiro (foto abaixo à direita), observou que a implantação do Cejusc na comarca “vem para fazer frente ao número crescente de demandas, possibilitando que a escassa mão de obra disponível neste Foro seja aproveitada da maneira mais eficiente nos casos de maior complexidade”. Com relação à conciliação, o juiz afirmou que “todos sabemos que a eficácia das soluções alçadas pelas próprias partes é muito superior àquelas que são impostas pelo Poder Judiciário, pois, além delas solucionarem a lide jurídica, também pacificam e resolvem a chamada lide sociológica, circunstância que dá azo a convivência pacífica entre as partes no ”período pós-conflito” e até mesmo abre caminho para, quem sabe um dia, uma futura relação de amizade entre as partes”.

Além de, estiveram de Romério do Carmo Cordeiro e Renato César Dorta Pinheiro, estiveram presentes no evento o prefeito do município de Cocalzinho de Goiás, Alair Gonsalves Ribeiro; o presidente da Subseção da OAB de Anápolis, Ronivan Peixoto de Morais Júnior; o vereador Valdeir Rodrigues da Silva (Deca); e  servidores do Município e do Judiciário locais. (Texto e fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social de Justiça)


Ver galeria de fotos