O programa Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola encerrou com uma festa realizada na manhã de hoje (13) as atividades do ano em Aparecida de Goiânia com a missão cumprida: atingir os 430 alunos da rede pública de ensino fundamental, número previsto desde o lançamento do projeto.

Foram levadas aos alunos noções básicas sobre o Poder Judiciário, além de ensiná-los mais sobre seus direitos e deveres. A ação é iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e secretaria municipal de Educação.

A juíza Stefane Fiúza Cançado Machado, diretora do Foro local, destacou que o conhecimento dos direitos e deveres aumenta o comprometimento do cidadão com o país. Segundo ela, além do projeto agregar aos estudantes mais conhecimento a respeito do Poder Judiciário, cria nos alunos maiores expectativas do futuro. “Com essa sementinha que plantamos no coração de cada um, podemos esperar novos juízes, promotores, advogados e novos cidadãos”, frisou. Ao contar um pouco da sua história, a magistrada ressaltou a importância de estudar. “Lembrem que vocês podem chegar aonde querem, mas é preciso estudar e se dedicar”, aconselhou.

Ao falar com os alunos, o coordenador regional do projeto, juiz Héber Carlos de Oliveira, agradeceu ao TJGO, aos parceiros e, em especial, aos alunos por se dedicarem à iniciativa. “O importante é aproximarmos a Justiça do cidadão. Podemos até ter problemas, mas também temos a solução e esse projeto é uma dessas soluções”, pontuou. De acordo com Héber, a ação mostra que o Poder Judiciário se faz presente e leva aos futuros cidadãos uma ferramenta essencial para a boa convivência em sociedade.

Mudança de comportamento


“Antes eu queria ser jogador de futebol, agora vou estudar muito para ser juiz”, disse Jeovane Januário de Deus, 11 anos, um dos alunos beneficiados com o projeto. Para a diretora da Escola Municipal Caraíbas, Anna Cristina Silva e Souza, histórias como a de Jeovane são frequentes. Segundo ela, é perceptível a mudança de comportamento dos estudantes. “Os alunos se mostraram mais interessados nas aulas e até o gosto pelo estudo também mudou”, frisou.

Segundo o professor Geodon Campos, o conhecimento dos direitos e deveres afasta a violência. “O Poder Judiciário, ciente da sua responsabilidade social com a cidadania, vai até as escolas e contribui para formar novos cidadãos”, destacou. Para ele, a iniciativa é uma ferramenta essencial para a boa convivência em sociedade, conhecer os direitos e deveres de cada um e a necessidade de aprender a respeitá-los.

Premiações

Durante o encerramento, foi divulgado o resultado do concurso de redação, cujos textos foram corrigidos por uma comissão, e o primeiro lugar de cada escola participante levou para casa um notebook. Além disso, foram realizadas apresentações artísticas e uma gincana na qual os alunos que respondessem corretamente o maior número de questões ganhariam uma sessão de cinema. A vencedora foi a Escola Municipal Levina Martins Viera de Oliveira. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)