O juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) e coordenador do programa Pai Presente, Carlos Magno Rocha da Silva, realizou hoje, às 17 horas, a abertura de 15 exames de DNA para reconhecimento de paternidade. Eles foram feitos durante a Semana Nacional de Conciliação, que começou no dia 7 de novembro e terminou hoje. Esteve presente na audiência o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, Felipe Vaz de Queiroz.

Os exames foram colhidos nos dias 8 e 9 de novembro, no Fórum Fenelon Teodoro Reis (Fórum Criminal). Caso confirmadas as paternidades, a equipe do Pai Presente buscará esclarecer às partes envolvidas a importância da realização do Termo de Reconhecimento Espontâneo de Paternidade. Depois de assinado pelo pai, o documento é encaminhado ao cartório onde o filho foi registrado para que seja emitida uma nova via da certidão de nascimento, desta vez com a inclusão do nome do pai e avós paternos.

A estudante D. S., de 20 anos, é mãe de uma menina de 4 meses e resolveu fazer o exame de DNA para sanar a dúvida do suposto pai, M.N., de 15 anos. “Eu ouvi falar do programa Pai Presente no Cais Cândida de Morais. Vim logo fazer, porque  sei que o resultado vai dar positivo”., minutos antes da abertura do resultado, que confirmou a paternidade. Por sua vez, R., de 8 anos, veio com a avó para saber se era filha Ronaldo Ribeiro, que é casado, tem outra família e não teve convívio com a suposta filha. “Se eu for o pai, registrarei ela, não haverá problema algum”, comentava ele pouco antes da audiência que, no entanto, deu resultado negativo.  (Caroline Guimarães, estagiária da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás / Fotos: Aline Caetano - Cecom/TJGO)