“O Poder Judiciário de Goiás é um dos melhores do País. Aqui se trabalha muito bem e, inclusive, há trocas de boas práticas com outros tribunais”. A afirmação é do corregedor Nacional de Justiça interino, conselheiro Jefferson Kravchychyn, que substitui temporariamente o ministro Francisco Falcão, ao iniciar nesta segunda-feira (19) inspeção nas unidades judiciais e administrativas no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

O corregedor Nacional de Justiça interino frisou também que o tribunal goiano está acima da média nacional na taxa de produtividade.


Os trabalhos serão realizados pela equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ao longo da semana e têm por objetivo aprimorar os serviços prestados aos jurisdicionados. Jefferson Kravchychyn abriu oficialmente as atividades em solenidade realizada no auditório do TJGO. O trabalho, que mobiliza cerca de 30 pessoas entre juízes e técnicos do CNJ, prossegue até sexta-feira (23).

O conselheiro explicou que as inspeções são rotineiras e que durante esses cinco dias a ação envolverá a Justiça de primeira e segunda instância, além de cartórios extrajudiciais. “Estamos visitando todos os tribunais do país e buscamos soluções para eventuais problemas que afligem os jurisdicionados, juízes e advogados”, destacou. De acordo com ele, os trabalhos buscam dar transparência ao Poder Judiciário. “A inspeção faz com que possamos verificar os gargalos que impede o bom funcionamento da prestação jurisdicional”, frisou.

Em seu discurso de boas-vindas à equipe, o presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, falou do entusiasmo do tribunal goiano em receber os membros da equipe técnica do CNJ, “emissária e espelho do competente trabalho que o Conselho realiza em todo o País, em cumprimento da sua função constitucional de zelar pelo aprimoramento dos serviços judiciários”. O presidente ressaltou que o TJGO contribuiu e contribuirá com o pleno êxito da semana de correição. Para isso foram disponibilizados espaços físicos na sede do tribunal, adequados às necessidades operacionais e local de fácil acesso ao público.

Em prol do jurisdicionados


O corregedor Nacional de Justiça interino frisou que o CNJ e o TJGO têm o mesmo objetivo, que é o de trabalhar em prol do jurisdicionado, do cidadão. De acordo com ele, a presença da maioria dos desembargadores e juízes na solenidade de abertura mostra a transparência dos trabalhos que são realizados pelo Poder Judiciário estadual. “Tenho a certeza que os resultados aqui serão os melhores. O CNJ, junto com os outros tribunais, atua em busca de novas formas de resolver os problemas, uma vez que a demanda do Poder Judiciário cresce a cada dia”, pontuou.

Além da presença de diversos desembargadores e juízes, também compareceram à solenidade de abertura desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, corregedora-geral da Justiça de Goiás; desembargador Floriano Gomes, vice-presidente do TJGO; desembargador Gilberto Marques Filho, presidente do TRE-GO; Gilmar Luiz Coelho, presidente da Asmego; Stenius Lacerda Bastos, diretor-geral do TJGO; Angélica Beserra Ramalho, secretária-geral da Presidência do TJGO; Luiz Paulo Gomes Santos, procurador do Trabalho; Alexandre Tocantins, procurador-geral do Estado de Goiás; Lauro Machado Nogueira, chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça de Goiás e Flávio Borges, secretário-geral da OAB-GO. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César - Centro de Comunição Social do TJGO)