Terminou hoje o último curso de Execução Penal na Web (Execpenweb) deste ano, projeto executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO)  em parceria com as diretorias de Informática e de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

“Este ano foi muito produtivo para nós porque conseguimos distribuir o Execpenweb para todas as comarcas do Estado, ministrando quatro cursos por semestre. Já estamos traçando metas pra o próximo ano, com a intenção de seguir mantendo o padrão de qualidade dessa capacitação”, relata Nair Pinheiro de Moura, servidora da CGJGO, que ministrou o curso juntamente com Wilana Carlos da Silva, da Diretoria de Informática.

Vinte e nove servidores participaram dos três dias de aulas intensivas sobre novo programa desenvolvido para potencializar o trabalho na área de execução penal. Nair explica que, além de receber o treinamento, os servidores podem solicitar visitas em suas comarcas para orientações sobre o programa e também para organização dos processos.  “Esse programa está bem mais inteligente em sua versão web e faz com que nosso trabalho seja realizado com mais rapidez e precisão. O curso é dinâmico e atende as expectativas. O fato de existir um suporte que nos auxilia nas particularidades me deixa mais tranquilo”, conta o escrevente judiciário, Lucas Leal da Silva, da comarca de Turvânia.

Outra novidade importante deste ano foi o suporte online que o programa Execpenweb dispõe. “Os servidores podem se comunicar conosco de uma forma simples e rápida. Além de o sistema permitir um controle gerencial das informações de todo o Estado, ele oferece essa conexão. A plataforma teve que ser atualizada, já que o sistema antigo estava obsoleto diante da grande demanda dos usuários”, afirma Wilana Carlos. A escrevente judiciário de Jandaia, Lucélia Pereira Gomes, não conhecia o primeiro Execpen, mas entende que com a nova versão os cálculos são mais fáceis de serem feitos. “O curso foi bastante proveitoso, com um grande volume de informações valiosas, mas é no dia-a-dia que vamos encaixá-las para qualificar a organização dos processos penais”, afirma.

Para Nair Pinheiro, esse ano foi um marco para a área de execução penal, visto que muitos servidores foram treinados e o Execpenweb conseguiu chegar a todo o Estado. Ela acrescenta que além de ensinar a técnica do programa, a capacitação ofereceu suporte jurídico, com abordagem pautada no Direito Penal. Camila Souza de Melo, escrevente judiciário de Itapirapuã, diz que o maior benefício do novo programa é que, se um processo vem de outra comarca, ela não precisa cadastrá-lo novamente. “É feita ágil transferência dos dados, já que o sistema é integrado. Além disso, é mais fácil acompanhar a situação do preso. Aprendi muito com o curso e espero aprimorar meus conhecimentos na prática”, relata. (Texto: Caroline Guimarães – estagiária da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás / Fotos: Wagner Soares - Cecom/TJGO)