“A construção de novos fóruns, além de proporcionar melhores condições de trabalho e estrutura mais adequada ao atendimento, evidencia a preocupação do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) de marcar presença em cada município goiano, seja diretamente nas sedes de comarcas, seja no interior nos distritos judiciários”.

Foi assim que o presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, se manifestou na manhã desta sexta-feira (23) ao inaugurar o novo fórum da comarca de Rialma, o 11º de sua administração. Com 1,1 mil metros quadrados de área construída e obedecendo aos mais rigorosos critérios de qualidade, a obra ficou pronta em 22 meses e vai abrigar uma vara com juizado integrado.

 Leobino afirmou que a inauguração envolve circunstâncias de significativo valor, não somente para Rialma, mas também para os habitantes dos municípios de Rianápolis e Santa Isabel, que integram a comarca. “O valor a que me refiro está sobretudo no que representa para essas comunidades, em termos de melhor atendimento, receber na comarca as melhorias necessárias para o seu bom funcionamento. É o Poder Judiciário procurando cumprir democraticamente a sua missão de assegurar à população fácil acesso aos serviços da Justiça e rápida resposta aos pleitos dos usuários”, destacou.

Para o diretor no Foro de Rialma, juiz Leonisson Antônio Estrela Silva, a obra representa um marco na modernização do Judiciário local, com o intuito primordial de atender com mais conforto e dignidade a população de Rialma. Segundo ele, o Judiciário é compelido a se adequar às novas realidades. “O crescimento da população, das relações comerciais e, consequentemente, dos conflitos sociais, trouxe ao Poder Judiciário novos desafios, tornando indispensável sua modernização”, disse.

O magistrado agradeceu ao presidente do TJGO, que tem estruturado o Judiciário para o futuro, não somente com prédios, mas também com a valorização do lado humano, representado pelos seus servidores. “Quero garantir que a população será bem acolhida neste local, uma vez que o Judiciário continua a ser o grande guardião da democracia e daqueles que têm seus direitos negados ou violados”, frisou.

O prefeito de Rialma, Evaldo José da Silva, que na solenidade também representou o governador Marconi Perillo, comemorou a entrega da nova sede que, segundo ele, representa muito para o município. “Para nós, a obra é o reconhecimento do TJGO com a população de Rialma e vem atender um antigo anseio nosso”.

 

Celeridade processual

Ao comentar sobre a iniciativa do Judiciário goiano em dotar todas as comarcas de sedes próprias, o advogado Pedro Antônio Pereira ressaltou ser esta uma ação fundamental para o fortalecimento da democracia. “O acesso à cidadania é muito importante para a garantia dos direitos dos cidadãos. Por isso, esta nova estrutura trará melhores condições de trabalho aos servidores e, conseqüentemente, proporcionará celeridade nos trâmites processuais”, observou. De acordo com ele, a iniciativa é uma forma de promover a independência do Poder Judiciário goiano, já que anteriormente o prédio estava vinculado ao município.

Trabalhando no fórum de Rialma há 31 anos, o oficial de Justiça Valdeci José de Araújo afirmou que recebeu as novas instalações com muita satisfação e alegria. “Teremos agora melhores condições de trabalho e melhor atendimento aos que procuram os serviços da Justiça”, disse. Ao seu ver, a nova sede da Justiça também é um fator essencial para a renovação dos ânimos de todos os servidores. “A partir de agora teremos um lugar digno para atender com maior conforto o cidadão, afinal casa nova é vida nova”, finalizou.

Título de Cidadania

Leobino e Leonisson recebem o título de cidadão Rialmense

Durante a solenidade, o desembargador Leobino Chaves e o juiz Leonisson Estrela receberam o Título Honorífico de Cidadão Rialmense das mãos do prefeito Evaldo José e do vereador Valmir José de Carvalho, em razão dos relevantes serviços prestados ao município. A deferência foi outorgada pela Câmara de Vereadores, instituída pelo Decreto Municipal nº 11/2012, de autoria de todos os vereadores.

Marcaram presença no evento o juiz Murilo Vieira de Faria, representante da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego); os juízes Cristian Assis (Carmo do Rio Verde), Lázaro Alves Martins Júnior (Ceres), Alessandro Manso e Silva (Ceres), Jonas Nunes Rezende (Goianésia), Lorena Cristina Aragão Rosa (Goianésia) e Rosângela Néas (Goiânia); Juraci Índio do Brasil, coordenador de obras do TJGO; tenente-coronel PM Geovanni Valente Bonfim Júnior, assessor militar do TJGO; Valdir Santos Dourado, delegado de Polícia Civil, entre outras autoridades. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)