A abertura solene do Dia Estadual de Julgamentos Colegiados foi realizada na manhã desta sexta-feira (23), na sala da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), pelo coordenador do projeto e juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Ronnie Paes Sandre.

 

A estimativa é de que, ao longo do dia, cerca de 800 recursos sejam julgados em todo o Estado. Estiveram presentes membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e juízes das 1ª e 2ª turmas recursais de Goiás. Na ocasião, Ronnie Paes adiantou que a intenção da CGJGO é de que, em breve, esta, que é uma força-tarefa, seja realizada simultaneamente em todo o Estado pelo menos uma vez a cada 60 dias.

 “Atualmente, as turmas recursais reúnem-se mensalmente, mas sabemos que isso não é o bastante para se alcançar a redução de 63% em sua taxa de congestionamento, como almeja a Meta 3 da CGJGO. Um evento como esse, que mobiliza as turmas de todo o Estado durante um dia inteiro com certeza auxiliará nesse sentido”, comentou. Segundo  ele, o tempo médio de tramitação de recursos em Goiânia é de seis meses e, no interior, de quatro meses. “As duas turmas recursais que atuam na capital estão com uma demanda represada de cerca de 2 mil processos e, somente hoje (23), com esse projeto, deveremos promover o julgamento de 10% deles”, avaliou.

Atuam nesta sexta-feira (23), simultaneamente, 20 turmas recursais, cada uma com quatro juízes, que atenderão, assim, às 13 regiões. Na solenidade, a juíza-auxiliar do CNJ, Mariella Nogueira, acompanhada pelo também juiz-auxiliar Gabriel da Silveira Matos, elogiou a iniciativa. “Percebemos que há um grande esforço, tanto da Corregedoria quanto dos magistrados que participam do projeto. É preciso de louvemos esse tipo de programa, que vem contribuir de forma importante para o andamento desses recursos”, ponderou.

Também estava presente, na solenidade, a juíza-auxiliar da CGJGO, Camila Nina Erbetta Nascimento e Moura e os juízes da 1ª e 2ª Turmas Julgadoras Cíveis e Criminais dos Juizados Especiais da Comarca de Goiânia Osvaldo Resende e Silva (presidente da 1ª turma),   Luiz Antônio Alves Bezerra, Lourival Machado da Costa, Placidina Pires, Sandra Regina Teixeira Campos (presidente da 2ª turma), Mônica Cézar Moreno Senhorelo , Avenir Passo de Oliveira e Sebastião José de Assis Neto. (Texto: Patrícia Papini – Assessoria de Imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás / Foto: Hernany César)