O Departamento de Correição e Serviços de Apoio da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), dirigido por Cássia Mesquita Lobo Sampaio, já divulgou o relatório do Mutirão do Júri de Luziânia, que contabilizou a análise de 38 processos, tendo sido realizados 27 julgamentos e adiados outros 11. O evento, executado pela CGJGO dos dias 26 a 30 de novembro, contou com o apoio de juízes, promotores de Justiça e advogados, além da participação de uma centena de jurados.

Quatro bancas foram montadas para as sessões de júri nas instalações do Fórum de Luziânia “O apoio, a dedicação e competência da diretora daquele Foro, juíza Alessandra Gontijo do Amaral, foram imprescindíveis para o sucesso do evento”, ressalta Cássia Mesquita. A previsão – com exceção do último dia, para o qual foram selecionados seis processos – era de que oito casos fossem julgados diariamente.

No primeiro dia de bancas, ocorreram três adiamentos, uma condenação, uma prescrição e três absolvições. No segundo, um adiamento, quatro condenações, duas desclassificações e uma absolvição. No dia 28, a equipe coordenadora do evento contabilizou quatro adiamentos, três condenações e uma desclassificação; e, no dia 29, dois adiamentos, cinco condenações e uma absolvição. No último dia de Mutirão do Júri houve, finalmente, quatro condenações, um adiamento e uma absolvição.

De Luziânia, participaram os juízes Soraya Fagury Brito, da 2ª Vara Cível, da Fazenda Pública Municipal, de Registros Públicos e Ambiental; Alice Teles de Oliveira, da 2ª Vara Criminal; e Roberto Bueno Olinto Neto, do Juizado da Infância e da Juventude. A força-tarefa contou, ainda, com o empenho dos juízes Romério do Carmo Cordeiro, da 8ª Vara Cível de Goiânia; Hanna Lídia Rodrigues Paz Candido, das 1ª e 2ª Varas Cível e Criminal, Juizado da Infância e da Juventude e Juizado Especial Cível e Criminal de Minaçu; Reinaldo de Oliveira Dutra, de Formoso; Alano Cardoso e Castro, da Vara Criminal de Planaltina; José Augusto de Melo Silva, 1ª Vara Cível, de Família, Sucessões e da Infância e da Juventude de Valparaíso de Goiás; Marlon Rodrigo Alberto dos Santos, do Juizado Especial Cível e Criminal de Santo Antônio do Descoberto; e André Costa Jucá, da 2ª Vara Cível, das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental de Cidade Ocidental. (Texto: Patrícia Papini - Assessora de Comunicação da CGJGO)