O juiz André Reis Lacerda, da 1ª Vara Cível de Goianésia e diretor interino do Foro, anunciou, nesta quarta-feira (16), a criação da 1ª Comissão de Gestão, Modernização e Planejamento da comarca.

A comissão, formada por um representante de cada unidade do fórum, terá o objetivo de cumprir as metas estabelecidas pelo Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) para as comarcas do interior.

A intenção do magistrado é, primeiramente, dar cumprimento localizado e específico às metas gerais do Tribunal de Justiça e do CNJ, adequando-as às necessidades e estrutura locais. Além do mais, tal iniciativa visa incluir o servidor na gestão da diretoria do Foro e na definição de políticas públicas internas no sentido de melhorar a prestação jurisdicional.

“Existe a idéia do Planejamento Estratégico no Tribunal, mas não há detalhamento para cada comarca. Além disso, é uma forma de envolver o servidor na administração do Foro. Eles poderão participar, opinar e serão parte da solução dos problemas”, afirmou o magistrado. Segundo ele, a gestão judicial “passa por uma política inclusiva de gestão horizontalizada, envolvendo todos os operadores do Direito”. Para a contadora, distribuidora e partidora Simone de Paula Rodrigues da Cunha, as mudanças são bem-vindas e a Comissão ajudará os servidores a focarem nas metas importantes para a comarca. “Fica todo mundo por dentro do que pensa o diretor do Foro e ele pode acatar nossas sugestões”, opinou.

A Portaria 002/2013, que institui a Comissão, prevê ainda uma padronização de rotinas, que descentraliza e define funções de acordo com os cargos ocupados. “É uma renovação. Creio que isso vai trazer mais agilidade e será bem aceito pela comunidade”, disse o secretário da Diretoria do Foro, Kléber Miguel. “É mais produtivo. No mesmo provimento, ele padronizou rotinas, simplificando o que já estava escrito no Código de Processo Civil”, complementou a escrivã Kênia Rodrigues de Oliveira.

Advogados

De acordo com André Lacerda, para o sucesso do projeto é imprescindível, também, contar com a colaboração de advogados e promotores de Justiça. Diante disso, ele realizou, na quarta-feira (16), a primeira reunião geral da Diretoria do Foro com todos os advogados da Comarca. Na ocasião, o magistrado apresentou detalhes do programa para melhoria da entrega da prestação jurisdicional, prestou contas das atividades da comarca, do andamento dos processos e estrutura e ouviu as demandas dos advogados.

"Pretendemos fazer reuniões desta natureza de forma constante, com uma periodicidade bimestral. Assim, além de melhorar significativamente a interlocução dos juízes com a OAB, podemos ter um feedback dos gargalos encontravéis pelos operadores de Direito e, com isto, estudar formas mais eficientes de solucionar os problemas administrativos e jurisdicionais”, afirmou. (Texto: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)