A Divisão de Atendimento aos Servidores, seção da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) encarregada de dar suporte às 128 comarcas do interior do Estado na utilização do Sistema de Primeiro Grau (SPG), realizou 35.742 atendimentos de janeiro a dezembro do ano passado. Mesmo assim, de acordo com a diretora daquela divisão, Ana Geraldina Ramos Macedo, as reclamações relativas a esse serviço são muitas. Em geral, os usuários alegam não conseguir contatar a equipe ou demora no atendimento.

É preciso esclarecer que, como nosso público são os servidores do interior, a grande maioria dos atendimentos é feita por telefone e somos apenas seis pessoas aqui”, observa. Durante o atendimento feito por telefone, a equipe ouve a dúvida, orienta o servidor e acompanha, de forma remota mas imediata, a solução do problema relativo ao SPG. “É um trabalho que leva tempo, mas quem liga aqui na divisão e não consegue ser atendido porque estamos ao telefone costuma pensar, erroneamente, que não há ninguém aqui. O problema é que nossos ramais possuem aquele serviço denominado chamada em espera, o qual nos avisa que há alguém na linha, aguardando, mas à pessoa em questão a impressão é de que chamou até desligar e ninguém atendeu. A linha não acusa estar ocupada”, comenta, por sua vez, a servidora da DAS, Lúcia Maria Bomtempo de Lima.

 

Outra situação que contribui para a demora no atendimento, segundo Ana Geraldina, reside no fato de que muitos servidores que procuram a DAS não se fazem acompanhar, na ocasião, pelos documentos e informações necessários para o atendimento. “É muito comum a pessoa ligar aqui solicitando, por exemplo, que seja feita alguma alteração – relativa ao SPG – num determinado processo. Então perguntamos qual o número do processo e a pessoa pede para que esperemos pois ela vai buscá-lo. Isso é algo que atrapalha, consome tempo, sem falar nos casos em que a pessoa dá uma volta, enche de detalhes, ao invés de ser objetiva e dizer logo qual auxílio procura”, analisa. Além do atendimento ao telefone – pelos ramais 2619, 2621, 2556, 2473, 21,79 e 2420 – a DAS recebe solicitações por fax, email institucional, malote (comum e digital). (Texto: Patrícia Papini - Assessoria de Imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)