Na mesa de trabalho do desembargador Ney Teles de Paula, empossado nesta sexta-feira (1º) como presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), está gravada uma frase de Herman Hesse, que revela sua relação com o trabalho e o poder: “se as autoridades superiores te chamarem para ocupar um cargo, fica sabendo que cada grau na escala dos cargos não é um passo para a liberdade, mas para um compromisso. E quanto maior for o poder conferido pelo cargo, mais severa a servidão. E quanto maior for a personalidade, mais reprovável será a vontade arbitrária”.

Em cerimônia concorrida, quando também foram empossados o vice-presidente, desembargador Carlos Hipólito Escher; e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Nelma Perilo; Ney Teles mostrou que trabalho e compromisso são palavras que o acompanham desde os 10 anos. Foi datilógrafo em cartórios de Piracanjuba - onde nasceu -, antes de chegar à magistratura, à qual já dedicou 35 anos de sua vida. Nesse período, foi vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tendo, mais tarde, se tornado presidente do órgão, quando enfrentou o desafio proposto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de ter Goiânia como piloto para implementação do recadastramento biométrico. Para Ney Teles, como desafios fazem parte de sua trajetória, eles o fortalecerão.

“Espero contar com o apoio dos senhores desembargadores, juízes e todos os servidores, para empreendermos melhorias que possam se refletir no engrandecimento da justiça”, afirmou ele, que pretende dar continuidade aos projetos concebidos nas gestões anteriores e lembrou os êxitos do ex-presidente Leobino Valente Chaves. “Ele trouxe conquistas para os servidores e a magistratura, que se refletem positivamente para os jurisdicionados”.

Saudação
Os empossados foram saudados pelo desembargador Luiz Eduardo Sousa. Ele observou que os novos dirigentes do TJGO assumem seus cargos num momento histórico de reafirmação de poder e de protagonismo do Judiciário. “A sociedade atual, cada vez mais informada e consciente, quando não é atendida em seus pleitos sociais pelas instâncias politicamente competentes, recorre sistematicamente ao Judiciário para fazer valer seus direitos individuais e coletivos, daí o grande volume de processos”, observou ele. “Saudamos vossas excelências com muita confiança e entusiasmo, na certeza de que vão realizar uma exitosa administração”, afirmou.

Autoridades
A cerimônia foi prestigiada pelo governador Marconi Perillo; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin; prefeito de Goiânia, Paulo Garcia; procurador-geral da Justiça, Benedito Torres; reitores da Pontifícia Universidade de Goiás (PUC-GO), Wolmir Amado e da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Henrique Tibúrcio; presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), Gilmar Coelho; arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz;  ex-governadores Irapuan Costa Júnior e Naftali Alves de Souza; além de deputados, desembargadores, juízes e servidores. (Texto: Aline Leonardo / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja mais fotos em nossa galeria de imagens