Na manhã desta sexta-feira (22), o desembargador Gerson Santana Cintra, ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), acompanhou os trabalhos do Justiça Ativa na comarca de Itapaci. Ele aproveitou a ocasião para se reunir com os servidores e saber como está a situação do fórum. Atualmente, a comarca conta com cerca de 7 mil processos em andamento e não tem juiz titular.

Foram várias as solicitações apresentadas pelos servidores, desde a segurança do fórum, melhorias na estrutura administrativa e até mesmo reparos técnicos no prédio. Foi solicitado, também, a abertura de um concurso público para a contratação de um contador, três escreventes e um oficial de justiça. Divina Neres dos Santos, assessora jurídica, afirmou que “são poucos funcionários para uma demanda muito grande e que  alguns deles acabam assumindo mais de uma função.”

A comarca de Itapaci conta apenas com um juiz respondente, Alessandro Manso, que só pode comparecer ao fórum uma vez na semana. De acordo com o analista jurídico da área de apoio, Ubajara Morais de Oliveira, “a população de Itapaci e os servidores sofrem com esse déficit. Nós servidores estamos pagando por isso”, disse ele.

O ouvidor afirmou que todos os pontos foram anotados e serão levados à Presidência, corregedoria e diretoria geral. “Itapaci está numa situação delicada, assim como outras comarcas do interior do Estado. A nossa principal preocupação é provê-la com um juiz titular”, ressaltou.

Diante da situação crítica que a comarca vem enfrentando com a alta demanda de processos, o juiz titular da comarca de Ceres, Jonas Nunes Resende, se colocou à disposição do fórum para, ao menos uma vez por semana, atender no local.  “Quero  contribuir para diminuir o sofrimento da comarca de Itapaci. Eu me sinto no dever de colaborar”, afirmou.  (Texto: Geovane Gomes – Foto: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)