Rubiataba é a sexta comarca esse ano a receber a equipe do Justiça Ativa. Com quase 5 mil processos em tramitação, foram escolhidos 263 para integrar o programa, nesta quinta (25) e sexta-feira (26). O diretor do foro local, juiz Alex Alves Lessa, fez questão de enfatizar o número. “Todos são de instrução e julgamento, em que serão ouvidas as testemunhas, feitos interrogatórios no aspecto criminal e que estarão prontos para a sentença. São audiências que demandam maior tempo”, afirmou. 

Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Ney Teles de Paula, esteve presente na abertura dos trabalhos o desembargador Fausto Moreira Diniz, que fez um pedido aos juízes participantes. “Olhem cada processo como se fosse o único. Acima de processos, ali estão vidas”, disse ele. Fausto ressaltou, ainda, a grandiosidade do Justiça Ativa. “Isso aqui é uma festa popular da justiça. É a democracia do direito”, disse.

A solenidade contou, também, com a presença do juiz-auxiliar da presidência, Carlos Magno Rocha; do presidente da Asmego, juiz Gilmar Coelho, e do presidente da OAB - subseção de Rubiataba, Achiles João da Silva, segundo quem “o Justiça Ativa vem atender os anseios da comunidade, que tem os processos se arrastando no fórum. A agilidade e a celeridade é excelente para nós advogados”, disse.

Lavradores
Esta rapidez proporcionada pelo evento foi sentida pela lavradora Hélia Rodrigues de Souza. “Hoje, quando acordei, coloquei nas mãos de Deus e, agora, eu sei que fui privilegiada”, disse ela, após conseguir a tão aguardada aposentadoria. Ela, que trabalha em uma roça próxima a Rubiataba, esperava há dois anos por esse dia. Sílvio Pedro Severino (foto), de 63 anos, também conquistou o benefício. Assim como Hélia, a fé o levou até o fórum. “Eu tinha fé em Deus que eu iria conseguir aposentar. Eu agradeço a todos que me ajudaram a conseguir”, conta ele, sorrindo para o juiz Reinaldo de Oliveira, que deu sentença.

Vacina
Os participantes das audiências estão tendo, também, a oportunidade de se prevenir contra o vírus da influenza. A equipe do Núcleo de Epidemiologia de Rubiataba aproveitou o mutirão para realizar a vacinação. São mais de cem doses que previnem, inclusive, a H1N1. Trabalham nesta edição do Justiça Ativa, os juízes Alex Alves Lessa (diretor do foro de Rubiataba), Thiago Brandão Boghi (Mozarlândia), Mábio Antônio Macedo (Goiânia), Jonas Nunes Resende (Ceres), Andrey Máximo Formiga (Estrela do Norte), Alessandro Manso e Silva (Ceres), Reinaldo de Oliveira Dutra (Formoso), Luiz Antônio Afonso Júnior (Ipameri) e Luciano Borges (Itapuranga).

Veja mais imagens desse evento em nossa galeria de fotos