Com um investimento de R$ 87,4 milhões, foi iniciada nesta sexta-feira (26) a obra do Fórum Cível de Goiânia, a maior edificação pública do Estado de Goiás. A ordem de serviço foi assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, no local da construção, no Parque Lozandes. A solenidade foi prestigiada pelo governador Marconi Perillo, entre outras autoridades. A previsão é que o prédio seja concluído em 42 meses. 

Projetado para abrigar 60 varas, o fórum será edificado numa área de 57 mil metros quadrados e terá 11 pavimentos, além de subsolo e térreo. O novo prédio fica a cargo da Mape Construções e contará com salas individuais de audiências, 867 vagas de estacionamento, sala de atestados, plantão forense, contadorias, auditório, elevadores modernos, salas de segurança e da OAB, entre outros.

Para o presidente do TJGO, quem ganha com a nova obra é a população de Goiânia, que terá melhores condições de atendimento para suas demandas. Além disso, ele observou, a localização das instalações desafogará a região central da capital. “Os espaços do Judiciário estão ficando pequenos porque há uma demanda crescente por Justiça. A modernidade impõe novas exigências para a realidade atual do prédio que hoje abriga as varas cíveis”, enfatizou.

De acordo com o diretor-geral do Tribunal de Justiça, Wilson Gamboge Júnior, o novo fórum representa ainda a solução efetiva para as deficiências estruturais do atual prédio da Justiça estadual, como a falta de espaço físico, em razão da alta demanda processual. “As unidades administrativas espalhadas na grande Goiânia que funcionam em prédios alugados vão migrar para aquele que hoje abriga as varas cíveis”, destacou.

Wilson lembrou que os recursos para a construção do edifício estão garantidos do início ao fim e decorrem de arrecadação do próprio Tribunal goiano. “Nos últimos 5 anos, o TJGO se desdobrou com construções de edifício no 1° grau de jurisdição e, em especial, no interior do Estado. Agora, além de finalizar as comarcas do interior que ainda não têm sede própria, priorizaremos também Goiânia”, pontuou.

De acordo com o governador Marconi Perillo, a construção do fórum combina com a perspectiva de desenvolvimento de Goiânia e mostra a atuação do Poder Judiciário, moderno e atento as transformações. Além disso, ele destacou a importância da parceria dos Poderes. “Faço questão de trabalhar para o fortalecimento da Justiça, porque é juntando nossas forças que conseguiremos dar passos significativos em direção a um futuro de prosperidade que tando almejamos para os cidadãos goianos”, frisou.

Para o governador, a obra é o marco de uma nova fase da Justiça Estadual já que “hoje fincamos o pé nesta terra preparando as bases para novos e firmes vôos do Judiciário goiano na consolidação de horizontes pertinentes à boa prestação jurisdicional”. “Parabenizo o Poder Judiciário do nosso Estado por mais este empreendimento, ressaltando a perspicácia e a operosidade dos seus membros de Goiás, que são merecedores de destaque entre os judiciários brasileiros”, finalizou.

Histórico

O terreno foi doado pela prefeitura em 2006 e na gestão do desembargador Vítor Barboza Lenza, em 2011, foi elaborado o projeto do novo fórum. Em 30 de junho do mesmo ano, foi lançada a pedra fundamental. Já na gestão do desembargador Leobino Valente Chaves, em dezembro, foi realizado o processo licitatório para execução da obra.

O projeto foi aprovado em fevereiro deste ano e obedece a resolução nº 114 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da referência de áreas a serem utilizadas quando da elaboração de projetos de imóveis no Poder Judiciário, entre outros. As arquitetas Ivana Martha Batista Ferreira Rodrigues e Elysa Lima Nascimento foram as autoras do projeto, que segue também princípios de sustentabilidade.

A cerimônia foi prestigiada por 8 desembargadores, 19 juízes, juízes substitutos em segundo grau e diretores do área do TJGO. Também estiveram presentes, a desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, corregedora-geral da Justiça de Goiás; Átila Naves do Amaral, diretor do Foro de Goiânia; Carlos de Freitas, procurador-geral de Goiânia, representando o prefeito  Paulo Garcia; Maguito Vilela, prefeito de Aparecida de Goiânia; Vítor Barbosa Lenza, ex-presidente do TJGO; entre outras autoridades estaduais e municipais. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO

Veja a galeria de fotos