O programa Pai Presente, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), está inserido pela segunda vez no Governo Itinerante, que, desta vez, acontecerá em Aparecida de Goiânia. O evento, que começa nesta quarta-feira (8) e segue até sábado (11), será realizado das 8 às 18 horas, no pátio do Shopping Portal Sul, GO-040, Km 6, próximo ao Terminal Garavelo.

Com o objetivo de reduzir o número de crianças, jovens e adultos sem o registro de paternidade na certidão de nascimento, o programa identifica casos em que esse reconhecimento não foi feito e retifica os registros civis das pessoas que buscam a identidade paterna. Só é necessário o comparecimento da mãe e do pai para a realização desse procedimento quando envolver menores de idade.

Nesse caso, os dois devem estar munidos dos documentos pessoais, da certidão de nascimento do filho e do comprovante de endereço. Já para os maiores de idade, a presença da mãe não é necessária. Em ambas as situações, o termo de reconhecimento de paternidade é feito na hora, de forma gratuita. Caso não seja possível a participação do suposto pai, a mãe ou o filho maior devem levar o nome completo e a localização do indivíduo para que seja feita uma posterior notificação.

Em Goiânia, desde que foi lançado em abril de 2012, o Pai Presente funciona no 11º andar do Fórum Heitor Moraes Fleury (prédio central), no Setor Oeste. Os atendimentos são feitos continuamente e gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.Os interessados podem entrar em contato também pelos telefones 3216-2442 ou 9145-2237 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Texto: Caroline Guimarães – estagiária da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)