Com o auditório do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) completamente lotado na manhã desta sexta-feira (14), teve início o curso de capacitação do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) e Controle de Prisões para a segunda turma de servidores que atuam na área criminal. Já ministrado no início do mês passado (dia 3), o evento é dirigido àqueles que não foram convocados anteriormente.

Como coordenador do mutirão carcerário deste ano, o juiz Wilton Muller Salomão, auxiliar da CGJGO, deu as boas-vindas aos servidores e chamou a atenção dos participantes para o fato de que a liberdade de um ser humano ou a falta de punição das pessoas condenadas ou procuradas depende essencialmente da correta alimentação do sistema. “Precisamos ter consciência da importância do BNMP, pois estamos lidando com a vida humana. A liberdade ou não das pessoas passa pelas mãos de vocês e, nesse sentido, as escrivanias criminais são parte fundamental nesse processo”, salientou.

Em nome da corregedora-geral da Justiça de Goiás (CGJGO), desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, o diretor de Administração e Operações da CGJGO, Leonardo Pereira Martins, saudou os presentes e estabeleceu um parâmetro de comparação acerca da falta de informação e de cursos de capacitação há alguns anos e nos tempos atuais. “Antes não tínhamos como identificar os problemas e lidar com capacitação era desafiador. Nesse sentido o BNMP serve como bom exemplo. Evoluímos muito e a demanda imposta pelo CNJ tem um aspecto muito positivo porque somos hoje mais ativos nesse processo. O receio do novo pode impactar no primeiro momento, mas os resultados são sempre mais eficientes depois”, avaliou.

Outro aspecto ressaltado pelo diretor de Administração e Operações, é a percepção cada vez maior do Judiciário de que é preciso valorizar o servidor, o ser humano. “Vocês são essenciais em qualquer processo de trabalho ou alteração de rotinas. E as pequenas ações adotadas pelo Poder Judiciário como o auxílio alimentação e investimento em cursos de capacitação são uma prova dessa realidade. Somente dessa forma poderemos refletir lá fora, na sociedade, que é a quem servimos e devemos prestar contas, o que a Justiça tem de melhor”, acentuou.

Em breves palavras, a diretora do Departamento de Planejamento e Programas da CGJGO, Eunice Machado Nogueira, falou sobre a importância dos cursos de capacitação para os servidores e sociedade em geral e citou além do BNMP e Controle de Prisões, o 3º Workshop da Infância e da Juventude, que será voltado para o aprimoramento na área da infância e da juventude. “Essa integração das atividades de capacitação representa uma quebra de paradigmas e os servidores são uma peça fundamental nesse sentido”, pontuou. (Texto: Myrelle Motta / Foto: Hernany César - assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)