O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, se reuniu, na tarde desta terça-feira (2), com comitiva da comarca de Aragarças, que também engloba os municípios de Bom Jesus de Goiás e Baliza. Acompanhados do juiz substituto Paulo Afonso de Amorim Filho, os integrantes da comitiva pleitearam a elevação do nível da comarca para entrância intermediária.

O pleito já havia sido feito, também, pela juíza Flávia Moraes Nagato de Araújo Almeida, à época em que atuava na comarca. O prefeito de Aragarças, Aurélio Mendes, explicou que, apesar de a cidade ser pequena, possui muitos processos em tramitação, cerca de nove mil, em virtude de os magistrados não permanecerem  muito tempo na comarca, uma vez que almejam crescimento profissional e a promoção para entrância intermediária. Também para fundamentar o pedido, ele sustentou que a estrutura física do fórum favorece a elevação, pois é um prédio novo e melhoraria as condições de trabalho para todos os servidores.


O presidente do TJGO afirmou que até o final deste ano deverá sair o resultado final do concurso em andamento para juízes do Estado, o que poderá ajudar nesta questão.  Como uma medida emergencial, ele propôs a organização de uma edição do Programa Justiça Ativa na cidade. Por sua vez, o juiz-auxiliar da Presidência do TJGO, Carlos Magno Rocha da Silva, explicou que a elevação do nível das comarcas se dá a partir de estudo específico que relaciona o volume de processos da comarca e o número de autuações por mês ou ano. Esse estudo deve ser encaminhado para a Comissão de Organização Judiciária até meados de agosto, para que seja colocado em prática.

Participaram da reunião representantes da subseção da OAB de Aragarças, os prefeitos de Bom Jardim de Goiás e Baliza, Cleudes Baré e Roldão Lisboa, respectivamente, e políticos da região. Também estavam presentes os juízes-auxiliares da Presidência, José Ricardo Machado e Reinaldo Alves Ferreira, além do diretor geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior. (Texto: Jovana Colombo – estagiária / Fotos: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)