Em atuação constante nas atividades realizadas durante o Governo Itinerante, a equipe que integra o Programa Pai Presente, executado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), procedeu de abril até julho deste ano 310 termos de reconhecimento de paternidade. Os bons resultados são fruto da parceria estabelecida entre a CGJGO e o Governo Itinerante para a realização do programa nos eventos como forma de estimular a inclusão do nome do pai na certidão de nascimento daquelas pessoas que tenham interesse, especialmente os mais carentes, uma vez que o procedimento é gratuito.

Em Goiânia, o Pai Presente participou ativamente das edições nas regiões Noroeste, Leste e Oeste da capital. No interior foram feitos registros paternos em Aparecida de Goiânia (Garavelo), Águas Lindas de Goiás, Formosa, Trindade, Planaltina, Novo Gama, Anápolis, Santo Antônio do Descoberto, Luziânia  e Posse.

Até o fim deste ano, estão previstas outras edições em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade, que também se estenderão a Valparaíso de Goiás, Rio Verde, Senador Canedo, Catalão, Itumbiara, Cidade Ocidental, Porangatu e Jataí. A CGJGO tem aprimorado as ações do Pai Presente e se prepara para estender o projeto para outras comarcas, além da capital goiana, onde já funciona desde abril de 2012. Desse período até o momento atual foram feitas através do Pai Presente 1.020 notificações, das quais 526 resultaram em reconhecimento de paternidade.

O Pai Presente tem como objetivo garantir ao cidadão um dos seus direitos mais básicos: o de ter o nome do pai na certidão de nascimento. O procedimento pode ser feito por iniciativa da mãe, apresentando o suposto pai ou pelo seu próprio comparecimento de forma espontânea. Em Goiânia, o Pai Presente funciona no térreo (sala 180) do Fórum Heitor Moraes Fleury (prédio central), no Setor Oeste.

Os atendimentos são feitos continuamente e gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Os interessados podem entrar em contato também pelos telefones 3216-2442 ou 9145-2237 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  (Texto: Myrelle Motta – assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)