Idealizada pela juíza Marli Naves (fotos) e por membros do Conselho Comunitário para Execução Penal a sede da delegacia de Vianópolis foi inaugurada na sexta-feira (30). A nova delegacia foi construída com recursos próprios e multas aplicadas pelo Poder Judiciário.

A antiga sede da Delegacia de Polícia de Vianópolis foi construída em 1980. A decisão de construir a nova sede da delegacia veio a partir das reuniões realizadas com os membros do conselho. "Percebi a existência do dinheiro em conta do Conselho de Segurança e Defesa Social de Vianópolis e a necessidade de investimento na execução penal", enfatizou a juíza.

A pretensão da construção é desvincular policiais civis e militares da vigilância a presos, com o compromisso da Secretaria da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS) de administrar a cadeia local.

A obra teve início em fevereiro de 2013, com custos em mais de R$ 152 mil. O Poder Judiciário local teve papel determinante na execução do projeto. Do valor total da obra, R$ 123 mil foram destinados pelo Judiciário, arrecadados por meio de multas para pessoas condenadas e de parcerias com empresários, prefeitura municipal e sociedade civil.

Na comarca são mais de 4 mil processos em tramitação. Os crimes mais comuns na cidade são roubo e furto. (Texto: Brunna Ferro - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)