Nesta quinta-feira (19), a partir das 10 horas, será inaugurada no Abrigo Coração de Maria, a brinquedoteca Paulo Boni, em Luziânia. O abrigo é fruto do Projeto Ciranda Cirandinha, de iniciativa da juíza Flávia Cristina Zuza, da Infância e Juventude, e de autoria da escrevente Maria Lúcia de Castro, da Comarca de Luziânia.

O projeto contou com o apoio de Janaína Costa Vechia de Castro, promotora da Infância e da Juventude da cidade, e foi patrocinado pelo empresário Paulo Boni, que morreu em um acidente automobilístico, quando a obra já estava quase concluída.

Segundo a magistrada, a construção da brinquedoteca é uma forma de promover qualidade de vida às crianças abrigadas, “bem como oferecer uma infância mais saudável, com brincadeiras e entretenimento lúdico a todos os acolhidos, sem deixar de ressaltar a importância da infância para a formação de qualquer pessoa”, afirma Flávia.

Para a promotora, "é iniludível a repercussão do Projeto Ciranda Cirandinha, construído sob a ótica da doutrina da proteção integral como a mola mestra do tratamento normativo das questões atinentes às crianças e aos adolescentes."

O projeto tem o objetivo de mostrar novos caminhos para crianças que se encontram abrigados em instituições de acolhimento. Essas crianças carregam histórico de abandono, abusos e rejeição, ficando totalmente vulneráveis aos efeitos negativos de suas condições.

A brinquedoteca será composta por três salas, sendo uma para danças e jogos, além dos banheiros femininos e masculinos. (Texto: Amanda Brites - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)