A professora Joelma Cristina Gomes foi a convidada deste terceiro dia da Semana de Cultura da Paz que está sendo realizada no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Ela realizou oficina com o objetivo de sensibilizar os participantes para a importância e o exercício da cooperação.

A dinâmica ocorreu no Salão Nobre do TJGO. De acordo com Joelma Cristina, no jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro como um parceiro, e não como adversário. "Isso faz com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar seu lado", afirmou.

Durante a oficina, Joelma explicou que o jogo cooperativo ajuda as pessoas a se libertarem da competição, uma vez que o objetivo maior é a participação de todos. "Elas se unem por uma meta em comum, sem agressão física, e cada um no seu próprio ritmo", observou.  

Joelma Cristina tem como linha de trabalho a transdisciplinaridade. Atua também como consultora na área de desenvolvimento de equipes criativas em corporações. Foi uma das consultoras do projeto Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente, em 2007 e 2008, ainda, na elaboração de políticas públicas sustentáveis com participação popular para o município de Pirenópolis . Em 2010, foi convidada pela Universidade de Valladolid, na Espanha, para publicar seu projeto de pesquisa "Jogos Cooperativos, Transdisciplinaridade e Cultura de Paz".
A Semana de Cultura da Paz do TJGO segue até sexta-feira. Nesta quinta-feira (19), a partir das 9 horas, será ministrada palestra sobre o tema "A Arte de Viver a Mudança", pela facilitadora Dulce Magalhães. Haverá sorteio de brindes e apresentação da harpista Aline Araújo. Também será ministrada, às 14 horas, oficina de meditação, que contará com a participação do professor do Instituto Goiano de Yoga Nestor Mota. (Texto: Gizely Cândida/ Foto: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos