O novo arquivo de processos de 1º e 2º graus, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), foi apresentado, na tarde desta quinta-feira (26), para representantes do Ministério Público (MP) e da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO). 

O diretor do Foro de Goiânia, juiz Átila Naves Amaral, ressaltou que a intenção é colher sugestões e ideias das duas instituições. “A pedido do presidente do TJGO, desembargador Ney Telles de Paula, estamos aqui para que possamos ter um arquivo que atenda as necessidades da capital e do Estado”, salientou. O imóvel tem 6,4 mil metros quadrados e está localizado na Avenida José Inácio Sobrinho, no setor Marabá, na capital. De acordo com Átila, com a nova estrutura, o desarquivamento de processo, que era muito demorado antes, será realizado em 48 horas. 

Para a promotora Tamara Andreia Botovchenc Rivera, coordenadora das promotorias de Goiânia, o novo arquivo era de fato necessário, uma vez que, segundo ela, o acervo do TJGO retrata a história do Estado e a evolução da população. “O juiz muda a partir do avanço social, então tem que ter um local adequado. Eu parabenizo o Poder Judiciário pela iniciativa, que atende não somente o MP, a advocacia e o Poder Judiciário, mas também toda a população”, ressaltou.

De modo igual o secretário-geral da OAB, Júlio César Meirelles, destacou a importância do espaço. Para ele, a demanda processual cresce a cada dia, e, consequentemente, o número de processos. “Por isso, a OAB vê com bom olhos esse investimento do TJGOl”.

Segundo o diretor-geral do Tribunal, Wilson Gamboge Júnior, além do novo arquivo complementar as carências nestas áreas, o local dispõe de espaço para oficina de informática do TJGO e abrigará, também, os equipamentos de informática que serão distribuídos para o interior. Para ele, a expectativa é que a demanda processual dos próximos 5 anos seja atendida, mesmo com a intensificação da informatização das demandas. “O processo eletrônico é uma realidade iminente e a demanda por espaço vai diminuir”, disse Wilson ao justificar a locação, e não a compra, do espaço onde o arquivo foi instalado.

Também participaram da visita o diretor administrativo do TJGO, Marllus Naves de Ávila; o coordenador de obras, Luiz Claúdio Dias Ferreira; coordenadora-administrativa do Fórum de Goiânia, Eliane de Oliveira Falção; o diretor de serviços de arquivo judicial de Goiânia, Helbert Belisário Martins, entre outras autoridades. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)