Inaugurando as ações do Projeto Acelerar, o Mutirão Previdenciário realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Estado de Goiás (TJGO) em Campos Belos resultou em quase de R$ 5 milhões, em razão da concessão de benefícios previdenciários, em sua maioria, aposentadorias rurais.

Durante as audiência realizadas, foram concedidos 654 benefícios previdenciários, dos quais 527 deles de forma amigável, uma vez que houve acordo entre a autarquia federal (INSS) e o segurado. De acordo um dos juízes participantes do projeto, Reinaldo de Oliveira Dutra, por se tratar de uma região carente, “esse montante de recursos financeiros promoverá um aquecimento na economia local”.

Como o evento ocorreu em conjunto com a Justiça Itinerante do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no total, foram concedidos, 1.275 benefícios previdenciários, dos quais aproximadamente mil referentes à prestação continuada. Isso significa, anualmente, um importe de R$ 8,1 milhões na economia local, o que equivale à implantação de uma empresa com mil novos postos de trabalho e pagando, por cada um deles, um salário mínimo.

De acordo com o Reinaldo, o evento realizado em Campos Belos é o primeiro que se tem notícia no País que contou com a participação da Justiça Estadual, Justiça Federal (TRF 1ª Região), Defensoria Pública da União (DPU), Procuradoria Federal do INSS (AGU), Polícia Federal e o Exército Brasileiro. Houve, também, o apoio de vários habitantes da região, que trabalharam como voluntários.

O mutirão contou com a participação dos juízes Rodrigo de Melo Brustolin (Rio Verde), Luciano Borges da Silva (Santa Helena), Everton Pereira Santos (Catalão) e Andrey Máximo Formiga (Estrela do Norte), que realizaram um total de 1.417 audiências previdenciárias das comarcas de Campos Belos, São Domingos, Posse, Alvorada do Norte, Cavalcante, Iaciara e Flores de Goiás. (Texto: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)