O terceiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do interior do Estado foi inaugurado em Rio Verde, na manhã desta terça-feira (08) e, já em seu primeiro dia, teve 50 audiências agendadas. Ela conta com cinco salas que poderão realizar diariamente 64 atendimentos jurídicos, 1.408 por mês.

Ao lado de magistrados e autoridades políticas locais, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Carlos Magno Rocha da Silva lembrou as recentes manifestações de rua. No ato, ele representou o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula. “O Brasil passa por um momento de crise. As manifestações caminham para um país mais justo e a conciliação está a serviço da paz”, ressaltou Carlos Magno. O diretor do Foro local, juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, também enfatizou a importância de centros como esse. “Conciliação tem o poder de agradar as duas partes, enquanto a sentença judicial só agrada uma delas”, afirmou.

Atualmente as bancas realizam audiências pré-processuais e processuais, envolvendo as áreas de família, cível e tributária. O juiz e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO, Paulo César Alves das Neves, anunciou que novidades deverão acontecer em breve. “Nossa intenção é ampliar o projeto e levar para a área criminal. Nós vamos aplicar a mediação nos casos da Lei Maria da Penha. Queremos juntar as duas partes e tentar resolver o problema na raiz”, contou. A experiência na área criminal ainda está em estudo e deve começar a ter atuação primeiramente em um dos centros da capital.

Para realizar as bancas de audiências, o TJGO tem apostado em uma equipe multidisciplinar, que não envolve apenas profissionais do âmbito jurídico. Psicólogos já estão sendo trabalhados para atuarem nessa mediação, uma vez que a intenção é tornar a conciliação cada vez mais humanizada.

O professor Fabiano Moraes foi um dos primeiros a entrar para a sala de conciliação nesta terça-feira. Ele já estava com uma pendência na justiça há algum tempo e não esperava toda essa agilidade. “Eu não esperava que fosse tão rápido assim, achei até que eu precisaria de um advogado, mas o conciliador foi muito profissional e conseguimos chegar a um acordo em pouco tempo e ficou bom para os dois lados”, comemorou o professor.

Participaram também da cerimônia a coordenadora adjunta do Centro Judiciário, Lília Maria de Souza, presidente da Associação dos Magistrados de Goiás, juiz Gilmar Luiz Coelho, o prefeito de Rio Verde, Juraci Martins de Oliveira, entre outras autoridades. Na próxima quinta-feira, em Goiânia, será realizado o lançamento do quarto Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da capital. (Texto – Geovane Gomes / Foto: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)