Foi inaugurado, nesta quinta-feira (9), o 4° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Goiânia. O novo espaço fica dentro do prédio da Faculdade Lions, localizada no Setor Fama, região norte da capital. Este é o segundo centro implantado em uma instituição de ensino em Goiânia, o outro está instalado na Universidade Católica da Goiás (UCG).

Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, o juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo Alves Ferreira, fez questão de destacar a importância da conciliação. “Queremos investir no cidadão, inserir no contexto social a cultura de paz”, pontuou.

O juiz Salomão Afiune foi escolhido como coordenador da unidade. Para ele, a descentralização dos centros é importante pois aproxima ainda mais da sociedade que, muitas vezes, não tem acesso direto aos fóruns. “O futuro do direito são essas conciliações, e nas bancas os processos são resolvidos mais rápido e sem desgaste”, concluiu.

O novo centro tem três salas de audiências e um local de atendimento. Mensalmente poderão ser realizadas cerca de 1.050 audiências de conciliação. A faculdade, em parceria com o TJGO, vai oferecer todo apoio necessário à mesa de conciliação. Serão disponibilizados quatro estagiários e 20 voluntários, sendo eles estudantes de direito da própria instituição.

“Para a faculdade é importante a prática diária do estudante, que vivencia a área do direito. E essa é uma oportunidade única para eles”, acrescentou o diretor geral da faculdade, Veronildo Moura.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO, juiz Paulo César Alves das Neves; o procurador geral do Estado, Alexandre Tocantins; o ex-presidente do TJGO, Paulo Teles, além de representantes da Faculdade Lions. Até o final do ano ainda estão previstas inaugurações de pelo menos outros quatro centros judiciários de solução de conflitos em todo o estado. (Texto: Geovane Gomes/ Fotos: Hernany César - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos