Na manhã desta segunda-feira (21), a equipe do gabinete da Vara de Família de Rio Verde, coordenada pela juíza Coraci Pereira da Silva, com o apoio do fórum da comarca, realizaram o Dia Rosa: Movimento de Conscientização sobre o Câncer de Mama.

Diante da adesão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) à campanha Outubro Rosa, o movimento foi idealizado em razão da maioria dos servidores do fórum de Rio Verde ser composta por mulheres, além de um grande fluxo do público feminino que utiliza suas instalações e serviços diariamente. Com base nestes dados, foi verificada a necessidade de alertar não somente os servidores, mas também os advogados e usuários, quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no mundo todo. São mais de 1 milhão de novos casos e 458 mil mortes pela doença, por ano. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos a cada ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Foram fabricados 5 mil panfletos informativos e distribuídos laços cor-de-rosa, símbolo internacional utilizado na luta e prevenção do câncer de mama, com o objetivo de convidar a população em geral. O evento contou com a presença do mastologista Alessandro Naldi Ruiz, que ministrou palestra sobre as principais questões envolvendo o câncer de mama, principalmente quanto aos fatores de risco, a importância da prevenção e dos exames periódicos. O médico esclareceu, também, quanto ao tratamento por meio de cirurgia, quimioterapia e radiocirurgia.

Com a intenção de prolongar o movimento de conscientização, o fórum também contou com o apoio da Universidade de Rio Verde (UniRiv), por meio de professoras e acadêmicos do curso de enfermagem, que orientaram as pessoas que passaram por lá. (Texto: Brunna Ferro - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)