Foi lançado, nesta sexta-feira (8), na comarca de Israelândia, o Projeto Sustentabilidade Socioambiental, quando foi realizado o plantio de cerca de 80 mudas de plantas nativas do cerrado e plantas ornamentais. Idealizado pela juíza Nunziata Stefania Valenza Paiva, a iniciativa contou com a colaboração dos servidores da comarca, das prefeituras de Jaupaci e Israelândia, do Conselho da Comunidade e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Para Nunziata Stefania, a responsabilidade social e ambiental e a busca pela paz são valores institucionais que se traduzem no empenho para melhoria de práticas responsáveis. “A conscientização do uso racional dos recursos disponíveis para o trabalho, a adoção de uma atitude positiva de destinar o papel descartado pelo fórum para atividades de reciclagem e sua manutenção implicam na assunção do compromisso com a preservação do meio ambiente”, observou.

Segundo a magistrada, a prática reflete-se diretamente no âmbito social e econômico, com a mudança de comportamento proporcionado pelo projeto e o estímulo a preservação. Os papéis produzidos no fórum em suas atividades normais e que, anteriormente, eram descartados no lixo, serão triturados e destinados ao Peti, a quem caberá colocar em funcionamento uma oficina de papel reciclado. A atividade será desenvolvida inicialmente com crianças e adolescentes, posteriormente poderá ser estendida à cadeia da cidade. (Texto: Brunna Ferro - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)