A comarca de Uruaçu sediou, na quinta-feira (29), o encerramento do programa Justiça Educacional - Cidadania e Justiça também se aprendem na escola. A 2ª edição do projeto contemplou 546 estudantes, de 5º a 9º ano do ensino fundamental de oito escolas municipais.

A festa contou com apresentações culturais e aquela que teve a melhor performance foi premiada com uma câmera digital. Também foram premiadas as redações. O aluno que conquistou o 1º lugar, na categoria do 5º ano, ganhou uma bicicleta e, os de 6º a 9º, levaram aparelhos celulares.

De acordo com a coordenadora do projeto na 13ª Região Judiciária, juíza Geovana Mendes Baia Moisés, participar do Justiça Educacional foi gratificante, pois possibilitou conhecer a realidade social dos estudantes. Para ela, o projeto aproxima o Judiciário da população, quebrando a imagem distante que a Justiça passa para a sociedade.

Segundo a magistrada, o programa teve um maior alcance, que foi além das expectativas, de proporcionar aos estudantes o conhecimento de seus direitos. Para Geovana, a função social do Justiça Educacional é muito grande, pois orienta os alunos a buscar uma melhor convivência em grupo. "Em tempos onde crianças e adolescentes passam muito tempo sozinhos, apenas no computador, incentivar o contato com outras pessoas e dar noções do que é ser cidadão faz com que o indivíduo se torne mais sociável e melhora, inclusive, o relacionamento com a família", afirmou.

Estiveram presentes, também, a coordenadora do projeto, juíza Camila Nina Erbetta Nascimento e Moura;  prefeita de Uruaçu, Solange Bertulino; presidente da Câmara de Vereadores local, Jairo Balbino; secretária municipal de Educação, Rita Aquino Lira, além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Local (OAB) e do Instituto Federal Goiano (IFG). (Texto: Lorraine Vilela - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO / Foto: Subelly Angela)