A comarca de Trindade celebrou na sexta-feira (29) missa em ação de graças pelo Dia da Justiça, comemorado no dia 8. O ato religioso, presidido pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Robson de Oliveira, foi realizado no auditório Tribunal do Júri do fórum local, com iniciativa do ex-diretor do Foro da comarca, juiz Ricardo Prata.

A celebração contou com a presença do juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Carlos Magno, representando o desembargador-presidente Ney Teles de Paula; desembargadora Avelirdes Pinheiro de Lemos; juízes Luciana Abrão, diretora do Foro de Trindade, e Ailton Ferreira, da comarca de Nazário; prefeito Jânio Darrot e  demais autoridades do município; servidores e serventuários  do Judiciário local, entre outros convidados.

Homilia

Na homilia, o padre Robson falou que  todos devem estar dispostos ao serviço de Deus e  servi-lo no amor, na Justiça e no bem. Ressaltou a importância do trabalho do magistrado no momento de uma decisão. O padre elogiou a iniciativa  do Judiciário de Trindade em comemorar o Dia da Justiça com uma missa. Para ele, este gesto torna ainda mais forte o ideal da Justiça de promover o bem.

Ao final da missa, Ricardo Prata afirmou que “Justiça e direito estão interligados, sendo o magistrado o sacerdote dos homens para os problemas alheios, devendo julgar conforme sua consciência, emanada de responsabilidade respeito ao próximo e de vocação para servir aos justos”. À oportunidade, agradeceu a todos pelos “ensinamentos repassados” durante os três anos que serviu na comarca (ele foi promovido para Goiânia recentemente) e ao padre Robson por ter aceito novamente o convite, “pastor de Deus que transmite a palavra sagrada de forma singela, profunda e com grande sabedoria”, pontuou.
    
Homenagem

Após o encerramento da celebração, Ricardo Prata foi homenageado pelos juízes e servidores do Judiciário de Trindade. Recebeu uma placa pelo “notável trabalho e incontestável desempenho à frente da 1ª Vara (Cível e da Infância e da Juventude) desta comarca, cuja entrega da tutela jurisdicional se efetivou com senso de profissionalismo, responsabilidade e cultura jurídica, de forma que ficará consignado e destacado como exemplo a ser seguido pelos seus pares”. Veja galeria de fotos (Texto:Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)