Começaram nesta segunda-feira (2) e seguem até a próxima sexta-feira (6) as atividades da 8ª Semana Nacional da Conciliação em Goiás. Ao fazer a abertura dos trabalhos, o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) juiz Paulo César Alves das Neves, destacou que o sucesso da conciliação garante a redução da enorme sobrecarga de processos no Judiciário.

 

A Semana Nacional da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).  "A briga é contrária ao movimento da conciliação, que quer se firmar por meio da cultura de paz", salientou. O coordenador do núcleo também falou de suas expectativas para a semana. “Acreditamos em um resultado positivo. A população sempre responde positivamente às iniciativas do Poder Judiciário quando percebe que vai ser bem atendida. A conciliação é a melhor saída, principalmente para o cidadão”, frisou.

Para o juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Carlos Magno Rocha da Silva -  que representou o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, na solenidade - a conciliação é o melhor meio de se resolver um conflito.  “O Tribunal acredita que há uma mudança na cultura do cidadão goianiense, pois a pessoa passa a entender que conciliar é o meio mais rápido e as partes saem satisfeitas. Com a sentença proferida pelo juiz isso não acontece, pois a vitória é apenas de uma das partes”, enfatizou.
O vice-presidente Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Sebastião Macalé, disse que é “fundamental” o esforço que o Judiciário vem fazendo na efetivação da conciliação. “É uma forma de superação dos conflitos e de pacificação social”, destacou. Ele falou ainda que, além da redução de tempo, a mediação reflete na qualidade de vida do cidadão. "Sabemos que a Justiça está assoberbada. Eu acredito que será possível tornar mais ágeis muitos processos durante o evento”, ressaltou. O secretário da Casa Civil do Estado de Goiás, deputado Vilmar Rocha, prestigiou a abertura da semana, representando o governador Marconi Perillo. (Texto: Arianne Lopes – Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja  galeria de fotos