A comarca de Minaçu instalou, na manhã desta terça-feira (11),  o projeto Justiça Educacional – Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). Na ocasião, professores e diretores de escolas municipais se reuniram com representantes do Poder Judiciário para discutir como o programa será aplicado.

O projeto Justiça Educacional tem o objetivo de esclarecer as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas. Sete instituições de ensino da rede pública de Minaçu, com alunos dos 5° e 6° anos, participarão do projeto. A juíza Camila Nina Erbetta Nascimento Moura, que é coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO, abordou a importância de magistrados nesse programa. “Para o juiz, fica a desafiadora tarefa de se tornar um ator relevante no processo de formação dos jovens estudantes, uma referência capaz de, no contato com as gerações mais novas e em ambiente escolar, incutir no jovem a importância de uma formação ética, incitando-o a questionar e a colaborar para o progresso da nação”, afirmou.

Responsável pelo projeto em Minaçu, a titular do juizado cível e criminal da comarca, juíza Hanna Lídia Rodrigues Paz Cândido confirmou o interesse de expandir o projeto para todos os alunos do município. Ela acredita que essa é uma oportunidade de conscientização. “Vamos evitar que adolescentes ingressem na vida criminosa. A informação pode promover mudança nesse tipo de comportamento e, por isso, esse projeto é fundamental, principalmente na área social”, pontuou a juíza.

Uma cartilha com o manual e o cronograma de atividades que serão desenvolvidas pelo Justiça Educacional  foram distribuídos entre diretores e professores.  A secretária municipal de educação, Eugênia Alves Faria, afirmou que “esse projeto vem de encontro com todas as ansiedades existentes dentro da escola com a questão de valores”.

A diretora do Foro local, juíza Juliana Nóbrega Feitosa e o promotor de justiça Rodrigo Correia Batista também abraçaram a ideia e se colocaram à disposição do projeto. Nos próximos dias, a equipe iniciará uma série de visitas às escolas, para esclarecer dúvidas dos jovens alunos. (Texto: Geovane Gomes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO).

Veja a galeria de fotos