Investir no 1º grau, onde a demanda do Poder Judiciário é maior, foi um dos direcionamentos apontados na 1ª Audiência Pública Sobre Eficiência do 1º Grau de Jurisdição, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, nesta segunda (17) e terça-feira (18). O juiz-auxiliar da Presidência, José Ricardo Machado, representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, no encontro. 

“Todos entendem que esse é o momento de se investir no 1º grau, pois é lá que começa a maioria das ações do Judiciário e, consequentemente, tem a maior taxa de congestionamento de processos”, observou José Ricardo.  

Isso porque o 1º grau tem um índice de congestionamento que gira em torno de 72%, superior aos 45% do 2º grau, e conta com um número inferior de servidores. A reavaliação de locação de pessoal também foi discutida no evento, que contou também com a participação do secretário-geral da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do TJGO, Leonardo Rodrigues de Carvalho. (Texto: Jovana Colombo – Centro de Comunicação Social do TJGO)