Julgados pelo 2º Tribunal do Júri de Goiânia, sob presidência do juiz Antônio Fernandes de Oliveira, nesta quinta-feira (20), Gercione Oliveira dos Santos e Adenilton Oliveira dos Santos foram condenados a, respectivamente, 13 anos e 13,6 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado. Eles foram acusados de matar o policial militar Marcus Vinícius Lima Moreira, na frente de sua casa, com um disparo de arma de fogo, no dia 13 de julho de 2012.

A defesa dos acusados sustentou a tese absolvitória, ponderando não existirem provas da autoria e da participação atribuídas a eles. O conselho de sentença desacolheu essa hipótese e, ainda, reconheceu as qualificadoras (circunstâncias que aumentam a pena) relativas ao motivo torpe da ação e a forma com que o crime foi praticado, impossibilitando a defesa da vítima.

Os dois foram condenados nas sanções dos artigos 121, §2º, inciso IV, do Código Penal, em conjunto com o artigo 29, para Adenilton Oliveira dos Santos, por ter concorrido para o que crime acontecesse, emprestando a arma a Gercione, que efetuou o disparo.

Relembre o caso
O soldado do 7° Batalhão da Polícia Militar (BPM), Marcus Vinícius Lima Moreira, foi assassinado com um tiro na cabeça, na porta de casa, por disparo efetuado por Gercione, sobrinho de Adenilton, concunhado da vítima.

O casal chegava em casa com os três filhos - de 1, 9 e 11 anos - no banco de trás do carro, quando Gercione chegou perto da porta do passageiro, onde estava Sílvia de Assis Mendes Moreira, esposa do militar, e disparou uma vez contra Marcus Vinícius. O tiro ficou alojado na cabeça do soldado, que morreu no local do crime. (Texto: Jovana Colombo - Centro de Comunicação Social do TJGO)