A Diretoria de Recursos Humanos (DRH) promove, nesta quinta (6) e sexta-feira (7), eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A programação conta com palestras, meditação, massoterapia, aferição de pressão arterial e realização de exames laboratoriais de glicemia, colesterol e hemograma. O objetivo é dar maior visibilidade às questões femininas dentro do ambiente de trabalho, abordando temas como saúde, bem-estar e qualidade de vida.

A diretora de RH do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Márcia Faiad, destacou que o objetivo da diretoria, por meio do Centro Médico, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmet) e Comitê do Judiciário Goiano pela Cultura de Paz (Justipaz), é conscientizar sobre a saúde da mulher.

No total, 3.636 mulheres compõem o quadro de servidoras ativas do Judiciário goiano. “Nós temos o grande privilégio de ter um número grande de mulheres trabalhando no TJGO e de fazermos um trabalho de prevenção para que elas possam se cuidar”, destacou Márcia.

Na manhã de hoje (6), o doutor em Medicina e presidente nacional da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia, Waldemar Naves do Amaral, falou sobre câncer de colo uterino. Ele explanou sobre os tipos de tumor existentes, fatores de riscos, sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento. Na oportunidade, Waldemar recomendou que toda mulher precisa estar consciente de que o exame de Papanicolaou, realizado periodicamente, representa uma estratégia de rastreamento do câncer de colo uterino que pode salvar vidas.

Outro tema abordado na programação de hoje foi o câncer de mama. O doutor em Medicina e vice-presidente da Regional Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Mastologia, Juarez Antônio de Sousa, apresentou alguns dos fatores predisponentes, como a reposição hormonal e a predisposição genética. Ele exibiu imagens de cirurgias preventivas de retirada de glândulas mamárias. Falou, também, sobre as medidas preventivas, pois, descoberta nas fases iniciais, a doença é facilmente curável e, nas mais avançadas, bastante difícil de tratar.

As participantes também puderam receber a segunda dose da vacina contra o vírus da hepatite B que, segundo ele, é “importantíssima”, pois confere proteção contra um dos vírus de hepatite que pode se tornar uma doença crônica, evoluindo muitas vezes para cirrose e câncer do fígado.

Nesta sexta-feira (7), no Salão Nobre da Corte Especial, serão promovidas sessões de meditação às 8 horas e às 14 horas e, durante todo o dia, no hall do tribunal, serão oferecidos serviços de massoterapia; aferição de pressão arterial e realização de exames laboratoriais de glicemia, colesterol e hemograma.

8 de março
Em todo o mundo, o dia 8 de março é reservado para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Por vários séculos, as mulheres foram menosprezadas e tratadas de forma humilhante. Apesar desse cenário se repetir em algumas culturas, no Brasil grandes avanços têm sido alcançados nos cuidados com a mulher. A Lei Maria da Penha, que trata da violência doméstica e familiar contra a mulher, entrou em vigor para protegê-la. Além disso, há varas especializadas no atendimento às mulheres. (Texto: Gisely Cândida - Centro de Comunicação Social do TJGO)