Executado em conjunto pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) e pela Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o primeiro mutirão do júri deste ano terá início nesta segunda-feira (10), a partir das 8h30, no auditório do Tribunal do Júri de Aparecida de Goiânia. Estão previstos 46 júris durante o mutirão, promovido de 10 a 24 de março, período que compreenderá ainda a 1ª Semana Nacional do Júri, cuja realização será de 17 a 21 de março.

Os juízes Wilton Müller Salomão, auxiliar da CGJGO, integrante da Comissão de Planejamento e Execução da Meta 4 da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), e Leonardo Fleury Curado Dias, da 4ª Vara Criminal de Aparecida de Goiânia e que presidirá várias sessões do júri, estarão presentes na abertura do evento.

O mutirão dá cumprimento à Meta 4 da Enasp, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na qual o Tribunal goiano atingiu o ranking nacional no ano passado. Compartilhada também com o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), a meta, estabelecida em 2011, tem como finalidade dar maior celeridade aos processos represados de competência do Tribunal do Júri e dispõe sobre o julgamento de todas as ações penais de crimes dolosos contra a vida com denúncia oferecida até 31 de dezembro de 2007. Porém, no ano passado foi expandida e inclui também as ações desses crimes ajuizadas até 31 de dezembro de 2009. O coordenador do mutirão e gestor da Meta 4 é o juiz Carlos Magno Rocha da Silva, auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

São formadas quatro bancas para as sessões de julgamento com a presença de um juiz, um promotor de justiça, advogados e servidores da justiça. São julgados dois processos por dia. Além de Leonardo Fleury, presidirão os júris os juízes Marli de Fátima Naves, Vanderlei Caires Pinheiro, Luciane Cristina Duarte dos Santos, Lígia Nunes de Paula, Marcelo Fleury Curado Dias, Joviano Carneiro Neto, Juliana Barreto Martins da Cunha, Thiago Soares Castelliano Lucena de Castro, Enyon Artur Fleury de Lemos, Carlos Eduardo Martins da Cunha e Reinaldo de Oliveira Dutra. (Texto: Myrelle Motta - assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)