Foi inaugurado, nesta terça-feira (11), o 2º Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania da comarca de Aparecida de Goiânia. Ele é resultado da parceria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) com as Faculdades Integradas Alfredo Nasser (Unifan). O espaço, que conta com duas salas de conciliação, uma coordenação e um cartório, vai atender ações pré-processuais e processuais.

De acordo com a coordenadora da unidade, juíza Mariúccia Benício Soares Miguel, da 1° Vara de Família e Sucessões de Aparecida de Goiânia, as ações de família e cível de menor complexidade serão atendidas no centro. O espaço estará aberto a toda comunidade no horário das 8 horas às 18 horas. “O acordo por meio da conciliação é o melhor caminho para se chegar a pacificação social”, afirmou a juíza.

O novo centro reflete o sucesso do primeiro, já em funcionamento na comarca desde o segundo semestre do ano passado. Somente em Aparecida de Goiânia, foram registrados mais de 23 mil acordos na Semana Nacional da Conciliação em 2013.

As bancas de mediação e conciliação da nova unidade contam com a participação de alunos e estagiários capacitados para desempenharem as atividades. Para que o projeto tenha total efetividade, os alunos da Unifan já contam, desde 2012, com uma matéria voltada exclusivamente para a conciliação, explicou o diretor presidente da instituição, Alcides Ribeiro Filho.

O 2° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Aparecida de Goiânia é o 11° inaugurado em Goiás. Segundo adiantou o Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções e Conflitos, juiz Paulo César Alves das Neves, as próximas comarcas a receberem o espaço voltado para a conciliação são: Caldas Novas, Inhumas, Itumbiara, Anápolis, Porangatu, Trindade, Uruaçu, Ceres e Goianésia.

O centro inaugurado hoje fica na Rua Campo Grande, quadra 26, lote 26 – Jardim Esmeralda na Faculdade Unifan, prédio III. (Texto: Lilian de França e Geovane Gomes / Fotos: Hernany César - Centro de Comunicação Social)

Veja a galeria de fotos