Com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, a comarca de Cromínia instalou, na manhã da terça-feira (11), o projeto Justiça Educacional – Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola. No auditório do Fórum local, 43 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, diretores e professores da rede escolar municipal e estaduall ouviram atentamente as palavras do presidente do TJGO e das juízas, Camila Nina Erbetta Nascimento Moura e Eugênia Bizerra de Oliveira Araújo.

Na abertura, Ney Teles de Paula, entusiasmado com a plateia mirim, narrou partes da sua história de infância, traçada por muitas lutas e superações.  “Minha ligação com o judiciário começou a ser traçada aos 11 anos, como datilógrafo” relembrou, acrescentando: “Sempre gostei de ler e escrever, sou um apaixonado pela literatura”. Durante a solenidade, foram sorteados kits contendo cartilhas e camisetas do programa Justiça Educacional e obras literárias cedidas pelo presidente do TJGO e por Gabriel Nascente. 

Para a juíza Camila Nina Erbetta Nascimento Moura, que é coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO,  a educação faz parte da formação ética das pessoas. "Nas várias comarcas onde o Justiça Educacional vem sendo desenvolvido, os alunos gostaram, os professores encamparam o projeto e o desenvolveram de forma ativa e dedicada. O resultado foi uma maior consciência dos alunos a respeito dos seus direitos, mas também a respeito dos seus deveres”, frisou.

Na opinião da juíza Eugênia Bizerra de Oliveira Araújo, diretora do Fórum de Cromínia - que não mediu esforços para implantar o projeto na comarca -  “o Programa Justiça Educacional estabelece um canal de comunicação entre o Poder Judiciário e a comunidade local, levando às escolas conhecimento dos direitos básicos de cidadania”. A juíza informou que o programa deve atender aproximadamente 300 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental da rede escolar municipal e estadual da comarca, que engloba, ainda, as cidades de Professor Jamil e Maripotaba. (Texto e Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO).