A participação de Goiás na 1ª Semana Nacional do Júri será aberta, oficialmente, na segunda-feira (17), às 8 horas, no hall dos auditórios dos tribunais do júri de Goiânia, situados no térreo do Fórum Heitor Moraes Fleury. A previsão é de que sejam realizadas 243 sessões de julgamento até a sexta-feira (21), em 70 unidades judiciárias do Estado.

Em Goiânia, o esforço concentrado contará com iniciativa inédita, neste primeiro dia: será transmitido ao vivo, pela internet, o júri popular de Frederico Gayer (mais detalhes, ao final da matéria), acusado de matar Hebert Resende em 5 de abril de 1997, em frente à antiga Boate Draft, no Setor Oeste. A sessão será presidida pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara e, para acompanhá-la, basta acessar o canal do TJGO no Youtube, clicando no banner do programa Agenda Judiciária, na página inicial do TJGO. A iniciativa é do Centro Comunicação Social (CCS), em parceria com a Divisão de Infraestrutura Tecnológica, vinculada à Diretoria de Informática do TJGO.

Na abertura da 1ª Semana Nacional do Júri estarão presentes o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, corregedora-geral da Justiça de Goiás, desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo; procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, juízes-auxiliares da Presidência do TJGO, Carlos Magno Rocha da Silva, Reinaldo Alves Ferreira e José Ricardo Machado; e juízes-auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, Wilton Müller Salomão, Antônio Cézar Pereira Meneses e Sival Guerra Pires. Também foi confirmada a presença do corregedor-geral do Ministério Público, Aylton Flávio Vechi.

O evento segue até a sexta-feira (21) em todo o País e foi idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para promover uma mobilização em todos os tribunais estaduais em favor do cumprimento da Meta 4 da Enasp, que prevê o julgamento, até outubro deste ano, de todas as ações penais de homicídios dolosos que tenham recebido denúncia até 31 de dezembro de 2009. De acordo com informações do CNJ, serão premiadas todas as unidades judiciárias que se destacarem, durante o evento, com a realização de pelo menos quatro sessões de júri popular.

Morte em boate

O julgamento de Frederico Gayer começará às 8h30, no auditório do 1º Tribunal do Júri de Goiânia, logo após a solenidade de abertura da 1ª Semana Nacional do Júri. Consta que, no dia do fato, o responsável pelo caixa da boate trocou, por engano, as fichas de consumo de Frederico e de Hebert, mas o mal entendido foi sanado rapidamente pela boate, sem ter havido qualquer discussão entre os dois.

Apesar disso, momentos depois, Frederico foi até seu carro, buscou a arma e esperou Hebert do lado de fora da boate por aproximadamente dez minutos. Ao avistá-lo, trocou algumas palavras com ele e o empurrou, acertando com um tiro em seguida. (Texto: Patrícia Papini - Centro de Comunicação Social do TJGO)